Ideb de Barra do Mendes é destaque na Bahia – Simões Filho Fm
Redação

Ideb de Barra do Mendes é destaque na Bahia


 
 
 

A Cidade de Barra do Mendes, localizada no território de Irecê na Chapada Diamantina, é destaque com um dos 15 melhores, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB da Bahia, levando em consideração o IDEB do Brasil nas series inicias que é de 5,6, o do Estado da Bahia que é de 4,7; Barra do Mendes conseguiu um índice de 5.9, ultrapassando a meta para o município que era de 5.1.

No município todas as escola ultrapassaram a meta estabelecida pelo MEC, entre elas a Escola Necy Novaes com IDEB 6,2. Segundo a instituição, o resultado é consequência de um trabalho de formação continuada, através de supervisão e monitoramento constante. 

A escola afirma que desde 2013 são oferecidos cursos de formação continuada para os professores do ensino fundamental, anos iniciais através do Pacto pela Educação, do Estado da Bahia e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, além das formações via programa estadual e federal, mantemos parcerias com diversas intuições que incentivam a formação de leitores críticos e de escritores, alunos e professores a utilizarem o conteúdo jornalístico na aprendizagem, contemplando alunos do 1° ano ao 9° ano, compreendendo ensino fundamental I, fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Em Barra do Mendes, mais de 100 professores já foram beneficiados com o Programa, nele os professores fazem diversos cursos online e ao final recebem um certificado de 100h.

Todo esse conhecimento aliado às intervenções internas via diagnósticos das aprendizagens e via as avaliações externas que nos servem como termômetro, temos avançado nas aprendizagens dos nossos alunos através de uma avaliação que busca diagnosticar o que os alunos ainda não aprenderam e o que precisam aprender no ano de estudo em que se encontram. Desta forma, estamos cumprindo com as Metas propostas no Plano Municipal de Educação – PME que visam oferecer uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens e consequentemente elevando os índices do município, entre eles o IDEB.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *