BAHIA: PIB pode ter queda de até 6,7 – Simões Filho Fm
por Redação

BAHIA: PIB pode ter queda de até 6,7


 
 
 

A crise por conta da pandemia do novo coronavírus pode acarretar numa taxa de decrescimento entre 5,8% e 7,6% no Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. A estimativa foi feita pelo Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA).

A projeção foi explicada pelo presidente do conselho, o economista Gustavo Pessoti, em entrevista ao Bahia Notícias. “Isso tem sido a tônica das consultorias, da Fieb e dos institutos que fazem a previsão. Eles apontam para uma taxa de decrescimento neste horizonte”, pontua.

 

Segundo Pessoti, o índice desta queda, até o fim do ano, vai depender de quando será o decréscimo do consumo das famílias no estado. Este quesito representa cerca de 70% do PIB do estado. “Num cenário otimista as famílias vão diminuir consumo de bens e serviços em aproximadamente 13%. É isso que dá a dinâmica da economia como um todo. Num cenário pessimista, o consumo das famílias pode se retrair 20,7%. Isso que provocaria uma possível queda mais forte no PIB, de 7,6%. Significa que é um ano a ser lembrado, não a ser esquecido. Isso com certeza vai reverberar nas taxas de crescimento dos anos seguintes”, projeta.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *