Governo Federal: Mesmo sem eficácia comprovada Cloroquina é enviada para estados com índices de Covid-19 – Simões Filho Fm
por Redação

Governo Federal: Mesmo sem eficácia comprovada Cloroquina é enviada para estados com índices de Covid-19


 
 
 

Mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia no tratamento da Covid-19, o Ministério da Saúde distribuiu 4,4 milhões de comprimidos de cloroquina em todo o país.

 

A Bahia, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério, recebeu 41 mil comprimidos da medicação. O estado aparece como o 5º que recebeu menor quantidade do medicamento enviado pela pasta.

 

Estão no Nordeste três dos cinco estados que receberem as menores quantidades de cloroquina do MS. Além da Bahia, são eles o Tocantins (11 mil comprimidos) e Sergipe (14,5 mil).

 

Na outra ponta desta lista, entre as unidades federativas para onde foram destinadas as maiores quantidades do medidamento estão São Paulo (986 mil), Pará (439 mil) e Alagoas (412 mil).

 

A cloroquina é um medicamento usado no tratamento e profilaxia de malária. Hipóteses e estudos sobre o uso da subtância no tratamento da Covid-19 foram levantadas, mas sua eficácia não foi comprovada.

 

O uso do medicamento é defendido fortemente pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) desde o início da pandemia. Ele foi tema de divergências entre o mandatário e dois ministros da Saúde que deixaram o cargo em meio à crise sanitária do coronavírus, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *