Simões Filho, Bairro Engenho Novo, povo pede socorro.
O município de Simões Filho, antigo distrito de Água Comprida, tem sua história marcada pela herança colonialista portuguesa e se inicia com o cultivo de cana-de-açúcar que perdurou entre os séculos XVI e XVII. Posteriormente, com a devastação das matas, aparecem os engenhos de Bois de Moenda. O local onde atualmente é o centro urbano era ocupado pela Usina de Engenho Novo.
O texto acima, faz parte da apresentação da história do Município de Simões Filho:
Porém os moradores do Bairro Engenho Novo, mesmo marcados na história do município não recebe o reconhecimento do Poder Público Municipal, e a muito tempo. Hoje, a convite dos moradores, realizamos uma incursão pelo bairro, o cenário é de completo abandono.
Os moradores relataram que vários já foram vítimas de assaltos, principalmente ao cair da noite, uma vez que a falta de iluminação pública, favorecem aos que praticam assaltos e roubos à residências.
As ruas do bairro, mesmo diante da proximidade com a Av. Paulo Souto, não foi contemplada com a colocação de asfalto, rede de esgoto e saneamento. Mesmo com as recentes intervenções, da Secretária de Infraestrutura, os moradores estão duvidosos, no que se refere à chegada das melhorias na infraestrutura do Bairro.
“Fazemos um apelo, ao Prefeito Dinha, para que dê uma atenção na solução do abandono que está o Bairro Engenho Novo, pois várias famílias votaram e acreditaram em Dinha. Mas, até no momento, o abandono e ausência do Poder Público continua. Aqui só temos lama, insegurança e escuridão’, disse uma moradora do Bairro.
No Engenho Novo, os problemas são Velhos conhecidos da população.