Prefeitura realiza atividades alusivas ao Dia do Folclore Brasileiro – Simões Filho Fm
Redação

Prefeitura realiza atividades alusivas ao Dia do Folclore Brasileiro


 
 
 

Em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado oficialmente no dia 22 de agosto, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou várias atividades alusivas à data, no CIA 1. Alunos de escolas municipais e particulares participaram do evento.

 Atividades como contação de lendas e par lendas, brincadeiras de rodas e apresentações foram desenvolvidas. 

Para o aluno da Escola Municipal Georgina de Souza Simões, Ronier Barbosa, o evento permite que as crianças e adolescentes conhecer a cultura. “Essas iniciativas são necessárias para que a geração atual também tenha a chance de conhecer e propagar esta sabedoria de modo a enriquecê-la e torna-la única no mundo”, afirma.

O objetivo é trazer para as crianças um pouco da cultura e sabedoria popular, que é transmitida de geração para geração, com a finalidade de não cair no esquecimento, principalmente nestes tempos em que a tecnologia, computadores estão tão presentes em nosso dia-a-dia.

“Fomentar a cultura popular é manter viva a nossa memória o trabalho e permitir o resgate de brincadeiras, lendas e músicas folclóricas”, ressalta o secretário de Cultura, Sid Serra.

CRIAÇÃO DA DATA

O Dia do Folclore foi instituído por decreto do Governo Federal em 1965 para homenagear a riqueza da cultura popular brasileira. A palavra ‘folclore’ tem origem europeia. Em 22 de agosto de 1846, o arqueólogo inglês William John Thoms criou uma expressão para designar os registros dos cantos, narrativas, costumes e mitos de um povo ao juntar os termos ‘folk’ (povo) e ‘lore’ (sabedoria) num artigo para a revista londrina The Atheneum.

Ascom – PMSF/ Núcleo de Imprensa

Fotos: Canuto


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *