A ex-atriz Renate Langer acusou o diretor Roman Polanski de tê-la estuprado em fevereiro de 1972, quando ela tinha 15 anos de idade. A alemã, atualmente com 61 anos, relatou à polícia da Suíça que o crime teria ocorrido em sua casa no vilarejo de Gstaad, em Berna, no sudoeste do país europeu. Ela é a quarta mulher a acusar publicamente o cineasta franco-polonês de abuso sexual.
Langer afirmou em entrevista que não relatou o caso anteriormente às autoridades para proteger sua família da repercussão do caso. Ela informou que não se sentiu confiante para contar para ninguém o que aconteceu em 1972 por se sentir envergonhada. “Minha mãe teria um ataque cardíaco [se soubesse]”, contou a alemã. “Eu me senti envergonhada, perdida e sozinha”. O pai de Langer morreu neste ano e sua mãe faleceu em 2015.

Em 1977, Polanski foi preso e condenado por ter estuprado Samantha Geimer, uma menina de 13 anos na
época do crime – Foto: AdoroCinema.
Em 1977, Polanski foi preso e condenado por ter estuprado Samantha Geimer, uma menina de 13 anos na época do crime. O diretor foi acusado de estupro com uso de drogas, perversão, sodomia, atos libidinosos com uma criança com menos de 14 anos, e de ter fornecido drogas controladas a uma menor de idade. Após um acordo com o advogado da vítima, Polanski se declarou culpado por abusar sexualmente de uma pessoa menor de 18 anos e foi absolvido das demais acusações. Ele deveria ter cumprido uma curta pena nos Estados Unidos, mas fugiu para a França, onde vive atualmente. O diretor é considerado foragido e o caso não foi encerrado pelas autoridades americanas.
Geimer já afirmou que os eventos foram “assustadores e, olhando para trás, muito arrepiantes” e que Polanski “não aceitava não como resposta” quando a atacou. Em junho deste ano, Geimer pediu às autoridades que o caso fosse dado como encerrado por não suportar mais a cobertura da imprensa sobre o assunto e por querer preservar sua família de mais exposição.
Em 2010, a atriz britânica Charlotte Lewis também acusou Polanski de estupro. O crime teria ocorrido no apartamento do diretor em Paris, quando ela tinha 16 anos. Em agosto deste ano, uma mulher identificada apenas como Robin alegou que o cineasta abusou dela em 1973, quando ela também tinha 16 anos de idade.
Fonte: Terra