Escola Municipal Vereador Péricles Reni de Souza, celebra Dia da Consciência Negra – Simões Filho Fm
Redação

Escola Municipal Vereador Péricles Reni de Souza, celebra Dia da Consciência Negra


 
 
 

A Escola Municipal Vereador Péricles Reni de Souza, localizada no distrito de Ilha de São João, reuniu os alunos, no último sábado (25), para uma programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Na programação estavam Dança Afrô, Jogral, cantorias sobre igualdade e apresentações de capoeira, além de uma palestra sobre a importância do dia.  Objetivo foi promover reflexão sobre o papel do negro no Brasil e na história.
Para a diretora da unidade escolar, Janilce Neves, esse encontro de alunos, no qual cada um mostra ao outro o que aprendeu durante o ano, é o ápice desse momento de conscientização. “Nós acreditamos que essas crianças também levam para casa o que aprendem aqui, e o nosso objetivo é viver em uma comunidade sem intolerâncias, sejam elas raciais ou não”, afirma a diretora.
O aluno Luan Silva deixou um recado: “as pessoas precisam aprender que temos nosso lugar no mundo. Não podemos deixar esse dia passar, porque ainda precisamos ter oportunidades iguais”.
O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro. A data comemorativa foi criada em 2003, até ser oficialmente instituída no âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Ela coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ascom – Núcleo de Imprensa / Foto: Danilo Canuto


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *