As lições de Malala no país da ignorância – Simões Filho Fm
Redação

As lições de Malala no país da ignorância


 
 
 

A paquistanesa Malala Yousafzai completou 21 anos na quinta-feira 12. Nos dias que precederam seu aniversário, a pessoa mais jovem laureada com o Nobel da Paz visitou o Brasil pela primeira vez. Por aqui, ela ressaltou a urgência de iniciativas que valorizem a educação e os direitos das mulheres. “A educação é o melhor investimento sustentável em longo prazo”, afirmou, ao discursar em São Paulo, na última segunda-feira (9).

No dia seguinte, a ativista que tinha apenas 15 anos quando foi baleada por integrantes do Talibã por ter se posicionado contra a proibição do ensino para meninas no Paquistão, esteve em Salvador, na Bahia. Além de visitar o Pelourinho, ela anunciou que três brasileiras integrarão a Rede Gulmakai, braço do Fundo Malala dedicado a promover a educação de meninas.

A rede já conta com ações semelhantes no México, Afeganistão, Líbano, Índia, Nigéria e Turquia, além do próprio Paquistão. Malala também afirmou que irá anunciar um projeto global para que a educação seja prioritária nas campanhas eleitorais. 

No Brasil, o tema tem sido relegado a um plano secundário nos programas dos pré-candidatos. Não deveria.

O País que nunca recebeu um Nobel precisa acordar para a lição da mais jovem ganhadora do prêmio. A educação é o maior problema brasileiro pois dela derivam os demais. Ao incapacitar os cidadãos intelectualmente, produzimos intolerância e violência, criamos eleitores que se deixam iludir facilmente e condenamos o País ao eterno atraso.

Há um mês, o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), traçou um diagnóstico do caos no ensino público. Das 20 metas estabelecidas pelo PNE para o período de 2014 a 2024, apenas uma foi alcançada: houve aumento no número de mestres e doutores no ensino superior. Entre as outras 19, o quadro é alarmante. Há casos em que os índices retrocederam, como no item “desempenho da aprendizagem”.

 A meta é chegar a 2024 com todas as crianças alfabetizadas até o fim do terceiro ano do Ensino Fundamental. Em 2014, esse índice era 56%. Caiu para 55% em 2017. A mulher que sobreviveu a um atentado por defender o direito à educação em

um país dominado pela intolerância religiosa tem muito a ensinar aos brasileiros. A maior lição que podemos aprender com Malala é que, se continuarmos tão mal na educação, não haverá futuro. Apenas trevas.

Celso Ferrari Masson (Santos – SP, 1967) é um crítico de música e cinema e jornalista brasileiro.[1]Formado em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), iniciou a carreira em 1988  como redator das revistas Bizz e Set, então da Editora Azul.

Foto: Malala discursa em evento em São Paulo nesta segunda-feira, 9 de julho (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil )

Fonte: ISTOÉ


 
 
 

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