
Brasileiros vão às urnas para definir presidente
SÃO PAULO – Milhares de brasileiros vão às urnas neste domingo (7) para definir o próximo presidente do país em uma das eleições mais polarizadas já registradas. A votação começou às 8h (horário local) na maior parte do país.
Para atender todas as regiões, foram distribuídas 556 mil urnas eletrônicas em mais de 480 mil seções eleitorais, instaladas em 95 mil locais de votação. Além disso, elas também estarão no exterior. Ao todo 500.727 eleitores poderão votar em 99 países.
Há 24 anos, desde 1994, o Brasil observava uma alternância no poder entre PT e PSDB. Este ano, o pleito marca o fim do ciclo, já que, segundo as últimas pesquisas, Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, possuem cerca de 35% e 22% de intenções de voto, respectivamente. Bolsonaro, um militar da reserva, tem discurso conservador e já gerou polêmica ao fazer críticas a homossexuais e minorias. Ele ainda responde por um processo judicial por apologia ao estupro, motivos pelos quais surgiu no Brasil um movimento contrário ao candidato, o #EleNão.
Após a Lava Jato e os escândalos de corrupção que abalaram o PT, Bolsonaro também tem conquistado votos do antipetismo. Haddad, por sua vez, é ex-prefeito de São Paulo e virou o candidato do PT quando a Justiça bloqueou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde março por uma condenação em segunda instância por corrupção.