Ana Lima, esclarece todos os detalhes sobre o Diabete. No Programa Panorama de Notícias – Simões Filho Fm
Redação

Ana Lima, esclarece todos os detalhes sobre o Diabete. No Programa Panorama de Notícias


 
 
 

O diabete é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose,(açúcar), no sangue.
O diabete acontece quando o pâncreas passa a não produzir o hormônio insulina, em quantidade suficiente, para suprir as necessidades do organismo, ou quando o hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência a insulina).
A insulina tem como principal função  promover a redução da glicemia, ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar as células, sendo utilizado como fonte de energia. Portanto, a falta desse hormônio, ocasionará o aumento de glicose, no sangue, e consequentemente apresentará os sintomas do diabetes.
A enfermeira Ana Lima foi a entrevistada do Programa Panorama de Notícias na manhã desta segunda-feira,(22), trazendo uma abordagem direta trazendo, à qualificada audiência, importantes informações sobre o tema.:
“O diabete é uma doença silenciosa responsável por um crescente número de óbitos, por tratar-se de  uma doença que age de forma anônima sendo  necessário que o paciente tenha um acompanhamento de um profissional médico.O paciente com diabetes tem que passar por um processo de reeducação alimentar, não podendo comer exageradamente, orienta-se  comer de tudo, porém com moderação.
PÃO
O pão é um grande vilão para quem é diabético, a manga a pessoa não pode chupar uma manga inteira e sim um pedaço, são cuidados que precisam ter, explicou. 
O cuidado com a pele também foi relatado pela enfermeira.
“A pessoa com diagnóstico positivo, para diabete, precisa redobrar os  cuidados com a pele, em especial com os pés. Os mesmos precisam de um cuidado maior, ao tomar banho é necessário secar com a toalha todos os dedos, porque a pela passa a ficar áspera/ressecada podendo aparecer rachaduras, que podem se transformar em uma lesão com o agravante da dificuldade na cicatrização. Em muitos casos  pessoas com diabete precisam passar pelo doloroso processo em  ter o,(os), pé,(s), amputado, dedos, dependendo da evolução do processo chega-se ao extremo de amputar a perna, é preciso muito cuidado”, pontuou. 
ROTINA
“Quero ressaltar que a pessoa diabética pode sim ter uma vida normal, uma vida saudável porque com diabete O paciente passa a modificar o seu estilo de vida. É importante salientar mais uma vez que o diabetes é uma doença silenciosa e estudos estimam que em 2025 teremos cerca de 350 milhões de pessoas diabéticas”, declarou. 
TIPOS DE DIABETE:
Diabete-  tipo 1
No diabete tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Pré-diabetes
pré-diabete é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabete tipo 2 – pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabete, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
Diabetes tipo 2
No diabete tipo 2 existe uma combinação de dois fatores – a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabete Gestacional
É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando aos aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo – ou não – persistir após o parto. A causa exata do diabete gestacionalainda não é conhecida, mas envolve mecanismos relacionados à resistência à insulina.
Outros tipos de diabete
Esses tipos de diabetes são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser:
Diabete por defeitos genéticos da função da célula beta
Por defeitos genéticos na ação da insulina
Diabete por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.)
Diabete por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
*Com informações do site Minha Vida
FONTE: A partir de matéria do Programa Panorama de Notícias / Ataíde Barbosa

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *