Primeiro homem trans operado no Brasil morre em Niterói aos 68 anos – Simões Filho Fm
Redação

Primeiro homem trans operado no Brasil morre em Niterói aos 68 anos


 
 
 

João W. Nery lutava contra um câncer há mais de um ano. Ele fez cirurgia de redesignação de gênero na década de 70, quando procedimento ainda era proibido.

Será enterrado neste sábado (27) no Rio o corpo de João W. Nery, o primeiro homem transgênero a ser operado no Brasil. Ele tinha 68 anos e lutava desde o ano passado contra um câncer.

João Nery morreu na sexta-feira (26) no Complexo Hospitalar de Niterói, onde estava internado em tratamento contra um câncer de pulmão.

Em suas redes sociais, ele relatava como era a luta contra a doença. No começo de outubro, ele contou em sua página o que o levou a desenvolver a doença. “O meu câncer começou nos pulmões devido aos cigarros, não tem nada a ver com os hormônios”. Dez dias antes de morrer, compartilhou estar se sentindo melhor. “A respiração (princípio da vida) está mais tranquila”, disse.

“Ele estava se tratando desde o ano passado. Era um enfisema pulmonar, que acabou se transformando em câncer de pulmão e, depois, sofreu metástase”, contou o amigo Jordhan Lessa, de 51 anos, que diz ter se reconhecido trans a partir da luta de Nery.

Em 2011, Nery lançou o livro Viagem Solitária, no qual conta sua trajetória em busca da redesignação sexual. Nascido com o gênero feminino, se reconheceu como homem e lutou, num contexto de intensa repressão no país, para poder assumir sua identidade.

Em 1977, João Nery fez a cirurgia para retirada dos seios. Naquele tempo, tal procedimento era proibido e os cirurgiões eram processados por fazê-lo. Ele chegou a trocar os documentos de maneira ilegal, também.

“Eu disse que ele jamais morreria, porque a gente não é só um corpo. A gente deixa um legado, e o dele é imenso”, destacou o amigo Lessa.

Nery foi uma das pessoas que inspirou a dramaturga Glória Perez na construção do personagem Ivan, que foi interpretado pela atriz Carol Duarte, na novela A Força do Querer, da Globo. Foi o primeiro personagem homem trans da teledramaturgia brasileira.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *