Na Bahia a tecnologia a ser instalada será, segundo consultor especializado trata-se de “VLT Monotrilho elevado” – Simões Filho Fm
Redação

Na Bahia a tecnologia a ser instalada será, segundo consultor especializado trata-se de “VLT Monotrilho elevado”


 
 
 

Para o consultor Peter Alouche, VLT e Monotrilho são diferentes, têm tecnologia diversa, com operação e manutenção distintas

Apesar de o governo baiano insistir na terminologia VLT, o modal que será construído trata-se de um legítimo monotrilho, fornecido e operado pela empresa chinesa BYD, que comanda o consórcio Skyrail Bahia, composto também pela Metrogreen.

O contrato, no valor de R$ 1,5 bilhão, será realizado por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).

Durante o evento de assinatura do contrato, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi exibido um vídeo que mostra como será a ligação de Salvador até Simões Filho pelo novo modal. No título, o VLT é tratado como “VLT Monotrilho elevado”.

Para o consultor Peter Alouche, apesar da imprensa da Bahia e do próprio governo do Estado insistirem em chamar a obra de VLT de subúrbio, ele esclarece que VLT e Monotrilho são modos de transporte próximos, mas diferentes. Eles têm uma tecnologia diversa, com uma  operação e manutenção distintas, com fornecedores próprios, com cuidados de segurança diferentes, cada um com suas vantagens e suas desvantagens, diz.

Os dois modos têm suas características próprias que determinam sua perfeita adequação num determinado corredor. O que os une é a oferta de transporte, que ambos podem garantir, bem parecidas (média capacidade) e a sua inserção urbana como transporte limpo, além de seu bom atendimento  ao público. Tudo obviamente pressupondo que os dois modos sejam implantados adequadamente”, diz Peter.

No ato de assinatura, Rui Costa, governador da Bahia, afirmou que o novo modal, rápido e confortável, abrirá espaço também para o desenvolvimento da cidade para a região. “Novos negócios surgem, a gente atrai a iniciativa privada para construir equipamentos comerciais, residenciais, de lazer, e que geram empregos. A partir de um novo sistema de transporte, a gente leva também oportunidades de crescimento”.

O consórcio Skyrail venceu o certame em maio de 2018, e terá agora o prazo máximo de 90 dias para iniciar as obras, com previsão de conclusão em 24 meses.

O VLT “do tipo monotrilho” será movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes, com ar-condicionado e wi-fi

O modal fará o trajeto da Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro do Comércio, em Salvador. Ao todo, serão 22 estações e cerca de 20 km de extensão.

Assista ao vídeo:

 Fonte: Diário do Transporte


 
 
 

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