Salvador e cidades do interior continuam sofrendo estragos causados pelas chuvas
A capital baiana e algumas cidades do interior do estado viveram uma terça-feira (2) complicada devido ao temporal que atinge parte da Bahia. Em Salvador, susto para os moradores do bairro da Graça, onde ocorreu a queda de uma árvore na altura do Viaduto Gabriela. No município de Jacobina, um rio transbordou e invadiu ruas e casas.
Somente no município de Lençóis choveu o esperado para 20 dias durante apenas 3 horas.E a tendência para as próximas 72 horas na capital, segundo boletim da Subcoordenadoria de Monitoramento e Análises das Ações Climáticas e Sistemas de Alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal), é de céu nublado e mais pancadas de chuva a qualquer hora do dia.Até sexta-feira (5) a previsão deve variar entre 23ºC e 31ºC.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 214 ocorrências ontem, terça-feira (01/04), até às 17h. Foram vinte e oito alagamentos de imóveis, um alagamento de área, vinte e oito ameaças de desabamentos, três ameaças de desabamento de muro, cinquenta e oito ameaças de deslizamentos, dezesseis árvores ameaçando cair, dezessete avaliações de imóveis alagados, um desabamento de muro, um desabamento parcial, trinta e sete deslizamentos de terra, uma explosão, oito infiltrações e quinze orientações técnicas.
Segundo o órgão, a previsão para hoje, quarta (3) é de pancadas de chuvas fracas a moderadas, principalmente na madrugada e início da manhã. Há ainda risco para alagamentos e deslizamentos de terra. O mesmo deve ocorrer na quinta-feira (4).A Defesa Civil permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.Interior. Em muitas cidades do interior da Bahia que sofriam com a seca o momento é de alegria.
Mas, para outros, nem tanto, principalmente na região da Chapada Diamantina. Em Jacobina, segundo a Defesa Civil do estado, entre 3h e 6h de terça-feira choveu 140 mm, o que fez o Rio de Contas transbordar e invadir ruas da cidade, causando alagamentos e estrago em diversas casas.Já na cidade turística de Lençóis, choveu no período de 3h o que estava sendo esperado para 20 dias. A grande quantidade de água também provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, inclusive na região da rodoviária. Em nenhum dos municípios houve registro de feridos.
Fonte: Trbn / Foto: Romildo de Jesus