IBGE REVELA: Gasto com transporte supera alimentação – Simões Filho Fm
por Redação

IBGE REVELA: Gasto com transporte supera alimentação


 
 
 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta (4), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), dados 2018 e surpreende brasileiros. Pela primeira, os dados indicam que as despesas de consumo das famílias com transporte ultrapassam os gastos com alimentação.

Segundo os especialistas, os gastos com habitação são os que mais pesam no orçamento das famílias, seguido das despesas com alimentação. 

De acordo com o novo levantamento, em média, as despesas com habitação correspondem a 36,6% de todas as despesas de consumo das famílias brasileiras. Na edição anterior da pesquisa, realizada entre 2008 e 2009, essa participação era de 35,9%.

Já a alimentação, que há dez anos comprometia 19,8% do orçamento familiar, teve sua participação reduzida para 17,5%. As despesas com transportes também apresentaram queda na composição dos gastos, porém menos acentuada – passaram de 19,6% para 18,1%, superando assim os gastos com alimentação.

 

Alimentação pesa mais para os mais pobres

De acordo com a pesquisa, para as famílias com rendimento total de até dois salários mínimos (R$ 1.908), a alimentação representa 22% da despesa mensal total. Já para as famílias com rendimento total de até 25 salários mínimos (R$ 23.850), esse percentual despenca para 7,6%.

Já os gastos com transporte representam 9,4% das despesas dos mais pobres, enquanto para os mais ricos chega a 15,3%.

Os gastos com habitação também pesam mais para os mais pobres – 39,2% das despesas totais, enquanto para os mais ricos essa participação é de 22,6%.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *