EcoArt celebra a vigésima primeira edição com o tema Natureza TransDiversa – Simões Filho Fm
por Redação

EcoArt celebra a vigésima primeira edição com o tema Natureza TransDiversa


 
 
 

A comunidade xamânica Fundação Terra Mirim – Centro de Luz, que completou 27 anos este ano, abrirá os portais para a vigésima primeira edição do EcoArt. O evento artístico alternativo acontece desde 1998, trazendo arte, cidadania natureza e espiritualidade para o cenário cultural da região metropolitana de Salvador. Esse ano a temática é “Natureza TransDiversa”, celebrando e investigando o encontro entre a tradição ancestral do Xamanismo, pautada na sabedoria da Natureza, com a Diversidade. O evento acontece no dia 27 de outubro, das 8h30 às 17h30 e a entrada é gratuita. Pessoas de todas as faixa etárias são bem-vindas.


Durante o domingo, os visitantes poderão vivenciar a Natureza através de oficinas, diálogos, passeios e apresentações artísticas. Espiritualidade, cidadania, ecologia e arte são os temas das apresentações, que incluem artistas mirinianos e convidados. Seremos provocados a refletir sobre podemos aprender com uma Natureza que nos fala de mudança, adaptação e dinamismo todo o tempo, sem se ater aos desejos de fixidez do humano.

Com a proposta de reconexão com a natureza interna e externa e a arte a elas inerente, a programação do dia inclui caminhada meditativa, exercícios de consciência corporal, oficinas de cerâmica, oficina de ervas e abelhas, dança, música e feira do Vale do Itamboatá, com comidas, mudas de ervas e árvores nativas, acessórios, livros, etc. Já a tarde será dedicada a apresentações artísticas, tanto de artistas mirinianos quanto convidados.

Espetáculo Tibiras

Haverá também a apresentação do espetáculo teatral “Tibiras”, do Coletivo das Liliths. O primeiro assassinato lgbtfobico no período colonial do país foi o do tubinambá Tibiras,executado em praça pública em São Luís do Maranhão, em torno dos anos de 1600. O enredo suscita, deste modo, a ancestralidade brasileira e possibilita a reflexão sobre a responsabilidade que se tem em ocupar um corpo e identidade no mundo, levando em conta a diversidade das experiências.

O núcleo de organização do evento ressalta que será um lugar, antes de tudo, de troca e aprendizado. Por isso, para vir, venha de alma leve, ponha suas asas e se permita estar em seu universo, no do outro e no universo em comum, plural.

Créditos fotografia: Tito Garcez e direção artística: Isa Barreto


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *