ANAC revela: Passagens aéreas não reduziram na Bahia – Simões Filho Fm
por Redação

ANAC revela: Passagens aéreas não reduziram na Bahia


 
 
 

Mesmo com algumas medidas estatais para tentar reduzir os preços das tarifas das passagens, em 2019, as tarifas na Bahia tiveram um aumento médio de 14,3%, comparado com 2018 é o que revela a Agência Nacional de Aviação (Anac).

Levando em conta todas as linhas aéreas domésticas cujas tarifas aéreas foram registradas na autoridade de aviação civil, a Bahia saltou de R$ 389,25 em 2018, para R$ 444,79, em 2019, no valor médio. A distância média percorrida por estado na Bahia foi saiu de 1.208 km em 2018 e foi para 1.240 km em 2019, com aumento de 2,6%.

Mesmo com medidas tomadas pelo governo do estado, os dados apontam indícios de que os aumentos de preços verificados na tarifa média e na produção média no segundo trimestre de 2019 estão relacionados, ainda que parcialmente, à parada das operações da Avianca.

Embora a interrupção das operações tenha ocorrido por determinação da ANAC no mês de maio de 2019, o mês de abril já apresentou significativa redução nas operações da empresa (queda de 45,1% no ASK), em função da perda de aeronaves, consequente redução da malha e da oferta de passagens.

A variação na tarifa aérea média do voo doméstico foi acentuada em rotas que a Avianca Brasil operava. No segundo trimestre, aconteceu um aumento de 44,5% em rotas com a Avianca e 11,6% em rotas sem a empresa. Já no terceiro trimestre, o aumento foi de 12 % e redução em 2,3% nas rotas sem a Avianca.

Os valores estão atualizados monetariamente com base no IPCA de setembro de 2019 e as variações apresentadas comparam sempre um período (trimestre ou mês) com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Anac.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *