Toque de recolher: Decreto define mais 7 dias de medidas restritivas em Simões Filho e mais 10 municípios
As medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus foi prorrogadas pelo Governo do Estado e Simões Filho é uma das cidades que terá mais 7 (sete) dias de medidas restritivas de locomoção noturna, a partir deste domingo (19). A iniciativa está amparada no decreto estadual, n° 19.843, de 18 de julho e municipal, nº 524/2020.
O Toque de Recolher define a restrição de locomoção noturna, das 18h às 5h da manhã, e segue em vigor até o próximo domingo 26 de julho, visando a redução da curva de infectados e da ocupação de leitos, para início da reabertura segura e gradativa do comércio.
Ficam proibidas a circulação e a permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, ruas e logradouros, sendo permitida apenas a saída para serviços de saúde, farmácia ou situação de urgência comprovada.
Nesse sentido, as lojas, escritórios, postos de combustíveis e serviços essenciais também permanecerão fechados durante o horário de limitação de locomoção, com exceção das farmácias 24 horas, estabelecimentos de atendimento à pacientes no enfrentamento à COVID-19, Hospital, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Já das 5h às 17h, continua autorizado o funcionamento de prestadores de serviços essenciais, como farmácias, supermercados, hipermercados, mercearias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, cuidados com animais, bancos, lotéricas, estabelecimentos voltados à alimentação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, energia, saneamento, funerárias e imprensa.
Vale ressaltar que o decreto permite ainda, de modo excepcional, o funcionamento até às 24h, das atividades de entrega em domicílio (delivery). O poder público municipal reitera que permanece suspenso o funcionamento das atividades do Mercado Municipal, do comércio de modo geral e dos Centros Comerciais.
O toque de recolher dura até o dia 26 de julho, contando com ampla fiscalização para o cumprimento das determinações. A iniciativa conjunta com o Governo do Estado também vale para as cidades como Candeias, Conde, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Camaçari.