Simões Filho: Técnicos da Semmas resgatam animal silvestre na Ilha de São João – Simões Filho Fm
por Redação

Simões Filho: Técnicos da Semmas resgatam animal silvestre na Ilha de São João


 
 
 

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Simões Filho resgatou na manhã desta quinta-feira (9), na localidade da Ilha de São João, um Paleosuchus palpebrosus, popularmente conhecido como jacaré-anão, jacaré-paguá ou jacaré-mirim. As equipes da Prefeitura foram à localidade após o chamado da população.

 

Ao resgatar o animal, a equipe composta por um veterinário e especialistas ambientais, realizou uma avaliação do estado físico, onde foi identificado que se tratava de uma fêmea adulta e sem nenhum tipo de escoriações.

 

Após a captura, a Semmas deslocou o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Parque de Pituaçu, órgão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passou por uma nova avaliação e será mantido em quarentena, para posteriormente ser reinserido em uma Área de Proteção Ambiental.

 

Vale lembrar que o jacaré-anão vive principalmente próximo de correntes rápidas e/ou em águas pobres em nutrientes. É a menor espécie da família dos aligatores, alcançando apenas 1,5 metros de comprimento. Os jacarés-anões juvenis alimentam-se de invertebrados, enquanto que os adultos comem peixes e invertebrados. Abriga-se em tocas durante o dia. Põe ovos num ninho de terra que eclodem ao fim de cerca de três meses.

As equipes realizam diariamente o monitoramento e rastreio de possíveis ocorrências e estão em prontidão. Em caso de emergência, ligue: (71) 3298 0246.

Fique por dentro!

A lei federal 9605/98, no artigo 29, deixa claro que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime e cabe pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *