Centenas de ciclistas prestigiam 5ª Mega Trilha em Simões Filho – Simões Filho Fm
por Redação

Centenas de ciclistas prestigiam 5ª Mega Trilha em Simões Filho


  •  
  •  
  •  

    Um grande grupo de ciclistas se reuniu no domingo, 27, para a edição da 5ª Mega Trilha, um dos eventos ciclísticos mais tradicionais da Bahia, com passeio de 18 Km por trilhas da cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O evento, promovido pelo Simões Filho Bike Clube (SFBC) e organizações ligadas ao ciclismo em todo o Estado, foi em comemoração à Semana Municipal do Ciclismo e também ao Dia Municipal do Ciclista celebrado no sábado, 26.

 

Em um clima super agradável e descontraído deste domingo, os ciclistas saíram do Seleto Social Clube, que serviu como ponto de largada e passaram por alguns trechos do Centro da cidade, como Praça Ernesto Simões, Parque Continental – Canal da Muriqueira, além do Preto Velho até chegarem no local onde foi palco da mega trilha com um percurso de pista criado pelo SFBC, que se tornou o celeiro dos principais ciclistas da cidade de Simões Filho. O cicloturismo reuniu mais de 1000 grandes nomes do ciclismo do Estado que pedalaram nas trilhas da cidade, de acordo com a organização.

Com 18km de trajeto (duas voltas no circuito), o evento ciclístico promovido neste último final de semana, realizado na cidade, reuniu várias categorias em um desafio de Mountain Bike, uma modalidade radical, com terreno acidentado, trilhas estreitas sem pavimento, obstáculos naturais e bastante areia e poeira, que contou com pontos de apoio com reposição de água para hidratação, com carro e moto de apoio, além de uma equipe de socorristas ao longo do percurso.

Esse desafio exigiu bastante técnica para superar os obstáculos, sendo uma prova de potência muscular por conta do terreno irregular com distância e altura variadas, aliada à necessidade de resistência física, por causa do tempo de prova e esforço por velocidade.

“Eu fico muito feliz com a realização da 5ª Mega Trilha, que ficou parada com a pandemia, porque o ciclismo como esporte incentiva as pessoas a terem uma vida melhor e a cuidarem da saúde, e isso é muito bom. Agradeço a todos pela participação e até a próxima edição da Mega Trilha”, agradeceu o organizador Norman Santos, do Simões Filho Bike Clube (SFBC).

Embora realizado ao ar livre e não demandar proximidade entre os participantes, por medida de segurança, os ciclistas seguiram durante o evento todos os protocolos necessários estabelecidos pela Organização Mundial da Saude (OMS), pelo Ministério da Saude e pela Secretaria Municipal de Saúde, com as seguintes medidas de proteção e prevenção, como evitar a aglomeração e usar álcool em gel, em razão da Covid-19 antes e ao longo do evento que, por dois anos, deixou de ser realizado por conta da pandemia no município.

Os ciclistas, equipes, grupos, amantes do ciclismo e o público presente foram agraciados com uma calorosa receptividade de boas-vindas, desde a recepção até a acomodação e preparação, com direito à café da manhã, no Seleto Social Clube, onde foi o local de concentração localizado no Centro da cidade.

O evento, além da trilha primorosa e exuberante com uma bela e rica paisagem natural, contou com uma mega estrutura especialmente preparada e montada bem ao lado de onde foram montados os boxes, um ponto de fácil acesso ao público que acompanhou bem de perto a passagem dos ciclistas e toda a técnica dos esportistas.

Após a mega trilha, os ciclistas participaram de um almoço de confraternização, com distribuição de brindes, que foram sorteados entre os participantes para comemorar o sucesso do evento, que já faz parte do calendário esportivo da cidade.

Além do momento ciclístico que surpreendeu pela presença expressiva de ciclistas, a Mega Trilha também foi show à parte no quesito solidariedade com a arrecadação de mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis doados pelos participantes que serão destinados às diversas entidades e comunidades carentes no município entre os meses de abril, maio e junho. A ação social é uma realização da campanha Ciclistas do Bem, que conta com o apoio e a força de voluntários, amigos, empresários e parceiros do comércio local. A entrega dos produtos acontece sempre ao final de cada mês com a participação dos ciclistas de Simões Filho.

A organização da Mega Trilha realizada pelo Grupo Simões Filho Bike Clube conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Simões Filho, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, Lazer e Juventude (SEJUV), além de comerciantes, empresários, parceiros e amigos fundamentais para fomentar o esporte e o desenvolvimento em Simões Filho.


  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *