Como fazer uma redação nota 1000 no ENEM? Professora do Chromos dá dicas – Simões Filho Fm
por Redação

Como fazer uma redação nota 1000 no ENEM? Professora do Chromos dá dicas


 
 
 

Mais de 4,8 milhões de estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro. Logo no primeiro fim de semana de provas, neste domingo (9/11), os vestibulandos realizam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a redação, texto dissertativo-argumentativo cujo tema é definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Avaliada de 0 a 1000, a redação é crucial para a média que compõe a nota final do ENEM e conta com critérios de avaliação cada vez mais rigorosos. Em 2024, somente 12 estudantes conseguiram notas máximas na prova cujo tema tratou dos “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. No ano anterior, quando a redação abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, 60 candidatos alcançaram a nota máxima.

Segundo a professora e coordenadora do núcleo de redação da Rede Chromos de Ensino, Janiny Nominato, alguns detalhes diferenciam as redações nota 1000. “A redação nota 1000 é autoral, apresenta uma tese específica e argumentação bem fundamentada, com repertórios associados ao tema e uma proposta de intervenção diretamente relacionada com os problemas abordados pelo candidato”, explicou a docente.

Além disso, é necessário que os candidatos estejam atentos para evitar fuga do assunto central, se atentando à coerência e coesão do texto em relação ao tema definido, e se organizando para ter tempo de se dedicar à redação e às questões objetivas. “A leitura estratégica dos textos motivadores é uma boa maneira de realizar um bom planejamento, pois ali o candidato encontra uma sugestão de abordagens possíveis do tema proposto pelo ENEM”, declarou Janiny.

Qual será o tema da redação do ENEM 2025?

Segundo Janiny, os temas da redação do Enem são elaborados entre junho e agosto, considerando eventos históricos ocorridos no país até o fim do primeiro semestre do ano da prova. Ainda assim, assuntos em voga no país, como a COP 30 e segurança pública, podem ser abordados pelos candidatos, caso o tema permita, algo que demonstraria “um bom conhecimento de repertórios atuais”, conforme relatado pela professora, que também apontou alguns dos possíveis temas para este ano.

“Em minha opinião, os temas que são realmente possíveis de serem cobrados na prova de redação do ENEM 2025 são: “Desafios para o combate à fome no Brasil”, uma vez que o país saiu recentemente do Mapa da Fome da ONU; “Desafios para o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas brasileiras”, já que foi aprovada a Lei 15.100/2025, a qual restringe, principalmente, a utilização de celulares no ambiente escolar; “Desafios para o acolhimento da pessoa idosa na sociedade brasileira”, haja vista o aumento do número de idosos no Brasil, conforme o último censo demográfico do IBGE”, afirmou a docente.

Apesar de destacar possíveis temas, Janiny acrescenta que os candidatos precisam estar preparados para surpresas quanto ao tema e, por isso, devem ficar atentos aos acontecimentos gerais no país. “A preparação para abordagem de qualquer tema de redação deve ser estratégica, por isso, acompanhar as principais notícias repercutidas no Brasil é um bom caminho, além de procurar saber o que as autoridades defendem sobre esses grandes eixos temáticos, como ambientalistas, CEOs das Big Techs ou juristas, filósofos e sociólogos”, acrescentou.

A entrevista foi parte de uma série de matérias produzidas por O TEMPO, em parceria com a Rede de Ensino Chromos, em preparação para o Enem 2025, realizado nos dias 9 e 16 de dezembro. Os temas oficiais da redação só serão conhecidos no primeiro fim de semana de prova, que inclui Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da avaliação em texto.

 

Fonte: O Tempo 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *