Rio Joanes e afluentes serve 40% da população de Salvador e RMS. – Simões Filho Fm
por Redação

Rio Joanes e afluentes serve 40% da população de Salvador e RMS.


 
 
 

Durante reunião comemorativa do Dia Mundial dos Rios este ano caindo no último domingo de setembro (29/09) representantes da Oscip Rio Limpo receberam a importante informação do diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente da Bahia (INEMA/SEMA) Antonio Martins Rocha, de que foi aprovada, através decisão mediada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte-Inhambupe, a prioridade de investimentos governamentais em projeto de revitalização do Rio Joanes.

O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores em Buraquinho na manhã do sábado 14/09 e contou com uma rodada de abordagens coordenada por Alberico Sena da OSCIP sobre a importância dos rios urbanos para a qualidade de vida, saúde pública, a economia mundial e das formas como a sociedade civil e poder público podem fazer para protegê-los face a gravidade das consequências da escassez de água provocada pelas mudanças climáticas, conforme destacou Fernando Borba incansável na luta à frente da Rio Limpo pela recuperação do Rio Joanes e afluentes que serve 40% da população de Salvador e RMS.

O Joanes bastante assoreado recebe uma carga considerável de esgotos domésticos e dejetos que só aumentam matando a vida aquática bastante reduzida com a expansão imobiliária da foz do Joanes dos dois lados, tanto de Lauro de Freitas como de Abrantes em Camaçari, lamentou o presidente da Colônia de Pescadores de Buraquinho, Anderson Santana, Mestre Pepe. “Do Rio Joanes dependem famílias de pescadores, marisqueiras, empreendedores de bares e restaurantes e a população para matar a sede, se alimentar e satisfazer hábitos diversos do cotidiano. Infelizmente o Rio se transformou num grande esgoto a céu aberto”.

O encontro reuniu personalidades, como a presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, Mayra Sesti, o presidente da Salva de Vilas do Atlântico, Márcio Costa, de Carlos Cesar M.V. Filho, CEO da Talentlog Consultoria, do gestor da APA Joanes-Ipitanga Geneci Brás, do gerente da Área de Mananciais da Embasa Lúcio Landim, de biólogos, representante de projeto da Universidade de Feira de Santana junto à Barragem Pedra de Cavalo/ Rio Paraguaçu e conselheiros da APA Ipitanga além de funcionários da divisão técnica de Meio Ambiente da Sedur/Camaçari e moradores de Abrantes.

Como bem ressaltou na reunião o presidente do Rotary Clube de Lauro de Freitas, Durval Ramos, sobre a luta em defesa do Joanes, “ainda que sejamos poucos, falando ou fazendo coisas repetidas, é importante que essa continuidade persista levando a sociedade a acreditar que as coisas acontecerão”

 

Jornalista Angelica Menezes

Foto: Arquivo/OSCIP Rio Limpo

 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *