Dia do Empreendedor: projetos de capacitação impulsionam talentos locais e geração de renda
Com foco no desenvolvimento sustentável, programas apoiados pela Braskem ampliam perspectivas de futuro em áreas vizinhas às operações da empresa.
Segundo o Mapa das Empresas, relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Brasil conta com 23,2 milhões de empresas ativas. Só nos primeiros quatro meses de 2025, foram abertas mais de 1,8 milhão de novas empresas – 72% delas são microempreendedores individuais (MEIs). Por trás desses números estão histórias de superação e inovação que marcam o Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro.
Gilmária Ferreira é um desses exemplos. A professora de ensino infantil em Camaçari começou a empreender por necessidade. Com a pandemia se viu sem emprego e sem renda. Ela conta que conseguiu se cadastrar para receber o auxílio emergencial, mas que, ao receber a primeira parcela do valor, investiu em um negócio próprio. “Tinha que fazer aquele valor do auxílio render, então comecei a vender roupa infantil. Como não gostava muito do material das roupas, aprendi a costurar e comecei a fazer minhas próprias peças. Nasceu ali o Lollipop Atelier”, conta.

Gilmária Ferreira aplica em sua marca de bonecas e roupas infantis os conceitos aprendidos no Empreendedoras Braskem. Foto: Divulgação
Em 2024, Gilmária participou do Empreendedoras Braskem, projeto que capacita mulheres para empreender e gerar renda. Realizada pela Braskem com execução da Junior Achievement (JA Bahia) e apoio da Secretaria da Mulher (SEMU) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (SEDEC), a iniciativa oferece capacitação gratuita nas principais áreas da gestão empresarial, recursos humanos, finanças, produção, marketing e vendas. “Durante o Empreendedoras, fomos apresentadas ao conceito de sustentabilidade e passei a produzir bonecas utilizando sobras de tecido. O negócio foi crescendo e hoje o rendimento da Lollipop já é 50% de roupas e 50% das bonecas”, destaca Gilmária.
A necessidade de se reinventar durante a pandemia foi também o que fez a cantora Bárbara Leão se tornar dona de sua própria marca de confecções. Mãe solo e sem poder se apresentar, já que as casas de shows foram fechadas, ela empreendeu e criou a Afrobaiana, marca que aposta na ponte cultural entre Bahia e África. “Hoje importo tecidos do Benin, Nigeria, Senegal, Togo e Costa do Marfim, faço os designs e contrato modelistas, costureiras, bordadeiras, entre outros profissionais para a produção”, explica.
Bárbara atualmente é uma das alunas do Ponto da Moda, projeto que capacita os participantes nas áreas de costura industrial, desenho técnico, empreendedorismo e sustentabilidade. O curso é uma realização da Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, Condomínio Bahia Têxtil, Arranjo Produtivo Local de Confecções da Bahia (APL Confec-BA), Sindvest e Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).
Já a marisqueira Deise Aparecida passou a produzir mosaicos com garrafas pets que podem ser aplicados em bolsas, camisas e outros produtos, como um investimento para o futuro. “A gente vai ficando mais velha, a saúde já não é a mesma e precisamos garantir uma outra fonte de renda”, explica. Ela conta que passou a produzir as peças após participar da Oficina de Economia Circular, projeto promovido pela Braskem em parceria com a Mosaico Reciclado, cujo objetivo é despertar a consciência sobre reciclagem e sustentabilidade, mostrando na prática como o plástico reciclado pode se transformar em peças de arte e gerar novas oportunidades de renda para a comunidade.
No curso, os participantes aprendem técnicas de separação de materiais por cor e textura, corte e montagem de mosaicos. “Este mês de outubro, vou participar da Expo Favela, e pretendo focar mais na criação dos mosaicos, incrementar as vendas e me dedicar ainda mais”, afirma Deise.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o empreendedorismo é um motor essencial para transformar realidades e fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas às operações da empresa. “Quando apoiamos e incentivamos iniciativas empreendedoras, estamos não apenas estimulando a geração de renda, mas também contribuindo para que pessoas desenvolvam autonomia, novas habilidades e a confiança necessária para construir seus próprios caminhos”, conclui.
Sonho que se sonha junto – Além de produzir, há aqueles empreendedores que possuem também a vocação para ensinar e multiplicar o conhecimento adquirido. É o caso de Flávia Cruz, participante do projeto Miniempresa na Comunidade. Realizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), com patrocínio da Braskem e outras empresas do Polo, o projeto capacita moradores de Dias d’Ávila a empreender, desenvolver novos produtos, criar suas empresas e, desta forma, gerar renda para as comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari.

A empreendedoras Flávia Cruz (Arte Malhas), exibem orgulhosas suas criações. Fotos: Divulgação
Flávia, que produz bolsas de crochê feitas com fio de malha, conta que estava desempregada e, como tem muita facilidade para trabalhos manuais, passou a fabricar bolsas, nascendo a Arte Malhas. “No Miniempresa na Comunidade aprendi precificação dos produtos, o marketing da divulgação, como conhecer meu cliente, onde está meu público-alvo”, pontua Flávia, que revelou ainda planos para abrir uma loja colaborativa que também funcione como um local para ela ensinar outras pessoas.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.
Fonte: ATcom – Comunicação
Fotos: Divulgação/Braskem