
Santa brasileira: Em cerimônia pública Irmã Dulce foi canonizada
Em cerimônia aberta ao público, na Praça de São Pedro, no Vaticano, lotada de fiéis, na manhã deste domingo (13), para a canonização da baiana e primeira santa brasileira Irmã Dulce.
A Freira de vasto legado de amor e servidão, passa a ser chamada Santa Dulce dos Pobres e deixou para os brasileiros, em especial para os baianos, as suas Obras Sociais que realiza trabalhos nas áreas de saúde, educação e outros.
“Irmã Dulce foi uma das religiosas mais populares do Brasil graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados, principalmente nós baianos. A nossa Irmã Dulce, passa a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Ao lado da nossa secretária de administração, Simone Costa, participei desse momento histórico para o nosso município e também para o Brasil”, disse o vice-prefeito e secretário de cultura Sid Serra, que complementou falando, “nas nossas orações a gratidão e o pedido de união e paz. Santa Dulce dos Podres, rogai por nós!”, concluiu Sid.
O Vaticano considera que Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa brasileira. Embora outras brasileiras e uma religiosa que atuou no país tenham sido canonizadas pela Igreja Católica anteriormente, irmã Dulce é a primeira mulher nascida no Brasil que teve milagres reconhecidos.
Irmã Dulce, cujo nome verdadeiro é Maria Rita Lopes Pontes e agora é chamada Santa Dulce dos Pobres, foi uma das religiosas mais populares do país e ficou conhecida pelo trabalho filantrópico e pelo legado que deixou nas suas Obras.
Não poderia ser melhor a escolha de Simone Costa e do Vice-prefeito Cid Serra, como nossos representantes nesse evento marcante e significativo para nossa cidade. O governo municipal está de parabéns, espero agora um gesto importante que seria erguer uma estátua de nossa Irmã Dulce, em uma praça que de preferência levasse seu nome.