Cuidados ajudam o bem-estar dos pets no verão – Simões Filho Fm
por Redação

Cuidados ajudam o bem-estar dos pets no verão


 
 
 

Embora o verão brasileiro tenha início, oficialmente, somente no dia 22 de dezembro, a média de temperatura já começou a subir na maioria das regiões do País. Por isso, neste final de ano, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) reforça os cuidados que devem ser tomados com os pets durante os meses mais quentes.

O médico-veterinário Carlos Augusto Donini, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV-SP, ressalta que cães e gatos possuem uma grande capacidade de adaptação às variações de frio e calor. E informa que, para a maioria das 430 raças de cães e 54 raças de gatos, a faixa de conforto térmico encontra-se entre 10°C e 30°C de temperatura ambiente.

“Dentro desta faixa, conseguem adaptar-se perfeitamente ativando seus sistemas de termorregulação, que dependem interativamente da pelagem original, da pele, da respiração, da circulação e dos rins. Gatos são mais resistentes e hábeis na adaptação, cães são mais frágeis (por serem mais dependentes dos humanos)”, explica Donini.


Para os animais idosos e obesos, o profissional recomenda atenção especial. É importante que um médico-veterinário possa avaliar se o organismo não está comprometido e indicar os procedimentos que garantam o bom e rápido equilíbrio do animal para esta estação.

Dicas para um verão saudável

Proporcione água à vontade. Espalhe mais vasilhas pela casa para aumentar a oferta de água fresca para seu cão ou gato. Durante os passeios, também leve água e faça paradas para permitir a hidratação. Em relação à alimentação, é natural que os animais consumam quantidades um pouco menores de comida.

Procure manter os ambientes arejados. “Tente colocar as caminhas em diferentes pontos da casa, onde possa ser mais refrescante para o animal deitar e descansar”, orienta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP.

Fonte: ClimaTempo


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *