Índice de desmatamento sobre assustadoramente na Amazônia – Simões Filho Fm
por Redação

Índice de desmatamento sobre assustadoramente na Amazônia


 
 
 

Segundo dados do Inpe, devastação do bioma bate recorde para o mês. Em 2019, sistema de alerta indica aumento de quase 84% de área desmatada em relação ao ano anterior.O desmatamento na Amazônia voltou a bater recorde em novembro. Dados divulgados nesta sexta-feira (13/12) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que a devastação do bioma cresceu 104% em relação ao mesmo mês de 2018.

Segundo o Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), em novembro, 563,03 quilômetros quadrados de floresta foram devastados. Este foi o maior crescimento nas taxas de desmatamento para o mês desde o início da série histórica em 2015.

O Deter indicou também um aumento de 83,9% na devastação da floresta entre janeiro e novembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2018, passando os 4.878,7 quilômetros quadrados registrados no ano passado para 8.974,31 quilômetros quadrados.

A tendência de alta no desmatamento apontada pelo Deter, que faz levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, foi confirmada pela medição oficial, o Prodes.


Depois de ter sido considerado uma história de sucesso ambiental, o Brasil vem perdendo esse espaço, principalmente, desde a eleição de Bolsonaro, que já declarou várias vezes a intenção de explorar a floresta e negou a existência das mudanças climáticas. Devido ao discurso do presidente e à agenda ambiental do governo, especialistas temem que o desmatamento atinja níveis alarmantes nos próximos anos.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *