Simões Filho segue medidas do governo do estado e toque de recolher passa a valer das 20h ás 5h
O toque de recolher no município de Simões Filho, seguindo o decreto do Governo do Estado, passa a valer das 20h às 5h, até o dia 28 de fevereiro. A medida visa o combate ao Coronavírus.
As novas determinações foram publicadas no decreto estadual de nº 20.240, neste domingo (21) e justificadas pelo aumento nas ocupações de leitos de UTI, que atingiram 80%.
Conforme o novo decreto, no período das 20h às 5h, será permitido o deslocamento somente para serviços de saúde ou farmácia, ou situações em que fique comprovada a urgência. Já os atendimentos presenciais em bares e restaurantes serão até às 18h; o funcionamento do transporte metropolitano até 20h30 e o delivery de alimentos até 23h.
Entre as atividades mantidas e que não sofrerão os efeitos do decreto, estão os serviços de limpeza pública e manutenção urbana; os serviços delivery de farmácia e medicamentos; e as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.
Ainda segundo o decreto, aqueles que descumprirem a medida podem ser autuados nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer à ordem legal de funcionário público) do Código Penal.
Para o cumprimento das determinações, o município instaurou uma força tarefa, blitz de fiscalização, com as secretarias da Saúde, Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Meio Ambiente e contam com as ações da Guarda Municipal e Polícia Militar (PM).