Bahia cria Conselho para Sustentabilidade dos Povos Tradicionais – Simões Filho Fm
por Redação

Bahia cria Conselho para Sustentabilidade dos Povos Tradicionais


 
 
 

O governo da Bahia instituiu, através de atos publicados no Diário Oficial deste sábado (13), o Conselho Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), órgão colegiado e consultivo, que passa a integrar a estrutura da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Os atos foram assinados pelo governador Rui Costa (PT) e atendem demandas da sociedade civil, fortalecendo o trabalho de discussão, criação e execução de políticas afirmativas.

 

O conselho tem como atribuição garantir os direitos dos povos e comunidades, no âmbito das questões territoriais, socioambientais, econômicas e culturais, dentre outros aspectos, considerando seus costumes, conhecimentos, saberes e fazeres ancestrais. Um conjunto de 35 membros, entre órgãos e secretarias, além de organizações da sociedade civil devem compor o colegiado, com mandato de duração de quatro anos.

 

A titular da Sepromi, Fabya Reis, considera que a criação do CESCPT é um avanço na importância política e representativa dos segmentos tradicionais. “Esta é, sem dúvidas, uma medida acertada do governador Rui Costa de reconhecimento e valorização deste colegiado, que já funcionava em caráter de comissão. O conselho poderá participar de decisões acerca de conferências, realizar controle social, monitorar e contribuir para a implementação da Política Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. Um grande passo no diálogo e participação popular dos segmentos”, ressalta.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *