Ciclistas de Simões Filho se destacam em circuito no Desafio Metal Bike XCO em Camaçari – Simões Filho Fm
por Redação

Ciclistas de Simões Filho se destacam em circuito no Desafio Metal Bike XCO em Camaçari


 
 
 

Dois ciclistas simõesfilhenses Jayne Corcino e Alexsandro do Amaral se destacaram mais uma vez na 1ª edição do Desafio Metal Bike XCO realizada no último final de semana, no domingo, 12, na Fazenda Martinelli, em Abrantes, na cidade de Camaçari, onde foi palco de um dos principais eventos de ciclismo do Estado. Os atletas brilharam na competição, colocando o município em posição de destaque.

Em uma prova de circuito bem seletivo, os ciclistas simõesfilhenses conseguiram importantes resultados em suas categorias durante a disputa e se destacaram em meio a vários outros competidores concorrentes de diversas cidades e tendo conquistado ou não o pódio voltaram para casa com a bagagem de mais uma emocionante experiência vivenciada, desafios vencidos e limites superados.

Na classificação geral da prova de circuito no formato XCO, a atleta Jayne Corcino ficou em 5º na categoria Elite feminino e subiu ao pódio da competição. Já Alexsandro do Amaral (Mountain Bike) ficou na 17ª colocação na categoria Master A2 masculino.

Feminino

No evento esportivo, quem deu show e brilhou foi Jayne Corcino, principal nome do ciclismo simõesfilhense, que se destacou como uma das vencedoras na categoria Elite feminino, após completar a prova em 1h32min durante o desafio de 4 voltas. Ela subiu ao pódio ao conquistar o 5º lugar da competição.

A largada da Elite feminina foi disputada com um ritmo forte. Mesmo diante de um imprevisto logo antes do início da largada, quando constatou que o freio dianteiro do seu equipamento, acessório essencial para realização de uma prova segura e eficiente, estava sem funcionar, Jaine resolveu continuar a prova e adotou uma estratégia mais agressiva ao se superar e realizar uma chegada sensacional, ocupando o quinto lugar no pódio e sagrando-se uma das vitoriosas da competição que teve a participação de dezenas de atletas.

“Eu não tenho palavras para conseguir explicar a emoção que eu estou sentindo. Essa foi mais uma conquista, então estou muito feliz. Essa foi uma prova muito importante pra mim. Compartilho essa vitória com toda minha família e amigos que não deixaram de torcer por nenhum minuto, sempre gritando e me incentivando. “Foi uma prova muito difícil, bons atletas brigaram pela vitória e eu tive a felicidade de poder subir ao pódio, junto a grandes atletas”, descreveu Jayne.

Masculino

O atleta Alexsandro do Amaral, conhecido como Alex Car, também foi outro grande nome. O ciclista protagonizou um importante resultado na categoria Máster A2 muito disputada no masculino, conquistando o 17º lugar ao completar o desafio de 4 voltas em uma competição acirrada com os demais ciclistas concorrentes.

Apesar de ter sido inscrito em uma categoria, mesmo disputando outra categoria diferente, imprevisto que causou atraso em sua largada, o preparo físico e técnico e a motivação foram fundamentais para que o ciclista aproveitasse bem o embalo da chegada e superasse a dificuldade e o obstáculo até conseguir alcançar a 17ª colocação no tradicional desafio.

O ciclista fez uma avaliação da prova. “Estou bastante feliz. Fiz uma corrida muito sólida. Apesar de ter conseguido a décima sétima colocação, estou satisfeito e sigo crescendo no esporte. Com muito esforço, dedicação, perseverança, consegui concluir a prova. O que valeu mesmo foi à superação dos meus próprios limites. Quando me disponho a fazer algo, procuro fazer sempre o melhor, não para os outros, mas para mim mesmo. Quero dar o meu melhor sempre”, enfatizou o atleta simõesfilhense.

Durante o evento, que contou com percurso de 5,5 quilômetros por volta, os ciclistas fizeram belas provas ao conquistarem posições louváveis e agora somam importantes resultados para o esporte.

Esta é a primeira vez que Jayne Corcino e Alexsandro do Amaral disputam a prova do Desafio Metal Bike XCO.

Após mais um brilhante trabalho em equipe ao participar pela primeira vez do desafio, o Simões Filho Bike Clube, que conta com o apoio da iniciativa privada, de incentivadores e de parceiros voluntários, foi muito bem representada pelos ciclistas Jayne Corcino e Alexsandro do Amaral, que fizeram bonito e conseguiram um bom desempenho ao conquistarem excelentes êxitos durante a competição do circuito de Mountain Bike.

Mais uma vez, o ciclismo de Simões Filho brilhou em uma competição de alto nível, demonstrando força e se destacando no cenário local, ao mostrar e provar que o esporte tem crescido muito e ainda tem muitos resultados a colher nas próximas competições.

Com muito potencial, os ciclistas simõesfilhenses vêm conseguindo resultados expressivos no esporte, levando o nome da Boa Terra aos pódios das competições de ciclismo pela Bahia afora e escrevendo a história do esporte pelo Estado e pelo país.

Apesar de ser considerada uma prova regional muito disputada, o Desafio Metal Bike XCO, evento organizado em sua primeira edição em Camaçari, conta com participantes de várias cidades do Estado e se destaca no cenário estadual da modalidade que reúne centenas de atletas vindos de vários municípios. Os 5 primeiros colocados em cada categoria foram premiados com troféu e medalhas.

A corrida ocorreu em um percurso de 5,5km por volta, tendo início as 8h40 da manhã, onde os atletas fizeram a largada na *Fazenda Martinelli XCO. A prova exigiu muito da parte física e técnica dos competidores, sob um sol forte e um percurso cheio de surpresas e bastante desafiador para os atletas que percorreram por estradas de terra, trilhas naturais, travessia de riachos, matas fechadas, pedras e raízes, curvas acentuadas, com subidas e descidas intermináveis e perigosas com níveis bem técnicos, rock gardens, sigle tracks e saltos controlados.

O circuito contou com diversos obstáculos naturais, proporcionando aos atletas um alto grau de dificuldade, exigindo muita resistência de todos os competidores. Mesmo com as dificuldades, os ciclistas obtiveram excelentes resultados.

Trajetória

A ciclista Jayne Corcino, 27 anos, é natural de Lagarto – Sergipe, mas reside em Simões Filho há mais de 6 anos, onde conheceu o ciclismo através do Simões Filho Bike Clube e se enveredou para as competições e vem se destacando cada vez mais no ciclismo pelo Estado.

Com 13 títulos estaduais, ela já participou de competições estaduais e nacionais, entre elas, o campeonato SUBA100, realizado em Santa Terezinha, cidade do interior da Bahia, onde conquistou por dois anos seguidos a 2ª e 3ª colocação em sua categoria.

Outro nome que surge e desponta forte no ciclismo de Simões Filho é de Alexsandro do Amaral, 35 anos, popular Alex Car, que iniciou as competições estaduais um pouco mais tarde. No ano de 2019, o atleta participou do campeonato Marathon Bike, na cidade de Alagoinhas, além de já ter disputado competições nacionais.

O ciclista é natural de Simões Filho, onde mora já há 35 anos. Desde então, intensificou a prática do ciclismo.

Jayne e Alexsandro começaram a disputar provas por considerar o esporte desafiador, sustentável e competitivo. Além deles, existem outros grandes atletas de destaque no ciclismo na cidade, detentores de vários e importantes títulos.

Esporte é Vida e Saúde

O hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica, mas é preciso cuidados diários e intensificados com a alimentação, com resultado da rotina de horas de treinamento e dedicação, fisioterapia para fortalecimento muscular e horas de descanso para manter um bom condicionamento físico.

O ciclismo é benéfico para qualquer pessoa de diferentes idades, influenciando na saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e fuga do estresse do dia a dia.

Como em toda cidade, o esporte vem ganhando cada vez mais força, devido às campanhas intensas desenvolvidas de que a atividade física traz muitos benefícios à saúde. Em Simões Filho, não poderia ser diferente, e além do já tradicional futebol da cidade, outro esporte que vem se destacando no município é o ciclismo.

Embora bastante apreciado, o esporte ainda é pouco valorizado no Brasil e na Bahia. “O ciclismo ainda é muito desvalorizado e é um esporte caro. No entanto, além das barreiras, a amizade e o amor pelo esporte parecem unir esses guerreiros que fazem da prática do ciclismo um estilo de vida, além de incentivar as pessoas a se iniciarem no esporte”, estimulou Alex.

Os ciclistas da Boa Terra retomam treinos e disputas coletivas ao longo de 2021. Agora, os atletas se preparam para as próximas competições de peso e de nível muito alto pela frente. Empenhados nos treinamentos que seguem em alta intensidade, os atletas avaliam que a preparação está sendo boa, que conta com todo o apoio e suporte da equipe Simões Filho Bike Clube, o que é primordial em uma preparação, com a meta de melhorar ainda mais o desempenho em campeonatos e competições para disputar títulos e representar bem a Boa Terra.

Os ciclistas agradecem a colaboração dos parceiros e amigos e chamam a atenção da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Município (SEJUV) e de empresários que possam investir em patrocínio dos competidores e que apoiem esse esporte que tem muito bem representado o nome da cidade dentro do cenário do ciclismo.

Simões Filho mais uma vez se destacou! Parabéns aos ciclistas vitoriosos Jayne Corcino e Alexsandro do Amaral pelo excelente trabalho e desempenho no Desafio Metal Bike XCO e por representarem tão bem a família Simões Filho Bike Club e, sobretudo, o município de Simões Filho em grandes competições, representando o ciclismo simõesfilhense e trazendo bons resultados para nossa cidade. Prestigie o ciclismo!

Confira o resultado da classificação/colocação dos atletas simõesfilhenses na edição do Desafio Metal Bike XCO:

Jayne Corcino (Simões Filho) – 5º lugar na categoria ELITE Feminino
Alexsandro do Amaral (Simões Filho) – 17ª lugar na categoria Master A2 Masculino

Rafael Santana
Jornalista SRTE/BA 2932
Tel.: (71) 99326-1524 (WhatsApp)
E-mail: rbssantanabomfim@gmail.com
Instagram: @rafaelsantanajornalista
Facebook: /rafaelbomfimsantanasantana

 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *