Simões Filho: Ano letivo da rede pública municipal será iniciado em 7 de fevereiro
A partir do dia 07 de fevereiro, as aulas das escolas da rede pública municipal de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), serão iniciadas com aulas 100% presenciais. A medida também vale para as escolas particulares e a decisão foi publicada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Semed) e Conselho Municipal de Educação (CME), Resolução CME 010/2021
Ainda segundo a Resolução CME 010/2021, as aulas serão iniciadas em 07 de fevereiro e concluídas no dia 15 de dezembro de 2022. O calendário foi elaborado, discutido e aprovado junto aos gestores escolares e órgão de representatividade, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).
Entre os fatores essenciais para o retorno das atividades letivas no modelo presencial, como consta no Decreto 066/2022, foi levado em consideração o avanço da vacinação e a baixa taxa de mortalidade, incidência e ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19.
Para a retomada das aulas, o Poder Público realizou a construção coletiva de protocolos, que já estão sendo implementados pela Secretaria da Educação, como a instalação de totens de álcool em gel, lavatórios nas salas de aula e demais medidas que fortalecem a promoção da saúde e da vida; o Plano de Ação para a Capacitação dos profissionais da educação; além de seguir promovendo e mantendo o diálogo com a comunidade escolar, para que toda e qualquer tomada de decisão aconteçam de modo coletivo e consensual com os protagonistas da educação e comunidade escolar (pais, alunos, gestores, professores e funcionários).