Secretaria da Educação do Estado inicia nesta terça-feira (8) nova etapa dos cursos do PRONATEC – Prisional – Simões Filho Fm
por Redação

Secretaria da Educação do Estado inicia nesta terça-feira (8) nova etapa dos cursos do PRONATEC – Prisional


 
 
 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciará, nesta terça-feira (8), mais uma etapa dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC-Prisional), voltado para pessoas que cumprem pena em regime fechado, pessoas com penas alternativas e egressos do Sistema Prisional. A iniciativa, que é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), beneficiará 120 pessoas na capital e nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Jequié.

Nesta nova etapa, serão ofertados seis cursos, com o objetivo de promover a qualificação profissional e contribuir com a reintegração social dos beneficiários do programa. Em Salvador, a aula inaugural será realizada nesta terça-feira (8), às 18h, no Colégio Central da Bahia, para os cursos de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Estampador de Tecidos e Estofador de Móveis. São 20 vagas para cada curso, totalizando 60 egressos do sistema prisional e com penas alternativa. Ainda na capital, no dia 10 de março, às 9h, será realizada uma certificação para 31 apenados que realizaram o curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, na Penitenciária Lemos de Brito.

No dia 15 de março, a aula inaugural para o primeiro semestre de 2022 será para a turma de montador de computador, no Presídio Ariston Cardoso, no município de Ilhéus, às 9h, para 20 alunos do Sistema Fechado. No mesmo dia, será realizada a aula inaugural, às 14h, para uma turma do curso de Pizzaiolo, com 20 apenados em regime fechado, no Conjunto Penal de Itabuna. Já no dia 17 de março, a aula inaugural da turma do curso de Agricultor Orgânico será às 14h, no Conjunto Penal de Jequié, para 20 apenados que cumprem pena no regime fechado, para egressos do sistema prisional e com penas alternativas.

Sobre o PRONATEC– Prisional – O Governo do Estado da Bahia, através da SEC e em parceria com a (SEAP), executa o PRONATEC-Prisional desde 2018, com a oferta de cursos para a reintegração social de pessoas em situação de privação de liberdade, por meio da formação profissional. Nos exercícios de 2018, 2019 e 2021 foram 614 matriculados em 15 cursos do Sistema Aberto e 16 cursos do Sistema Fechado, abrangendo 14 municípios e 12 Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Em 2022 serão ofertadas 10 novas turmas, num total de 200 vagas, sendo de sete turmas que compreende 140 vagas no Regime Fechado e três turmas com um total de 60 vagas no Regime Aberto.

Foto: Feijão Almeida/ASCOM/SECBA

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
E-mail: ascom@enova.educacao.ba.gov.br
www.educacao.ba.gov.br


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *