GT Autismo da Alba debate políticas públicas com secretária estadual da Saúde – Simões Filho Fm
por Redação

GT Autismo da Alba debate políticas públicas com secretária estadual da Saúde


 
 
 

Criado durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) pelos deputados Hassan (PP) e Fabíola Mansur, para ampliar as discussões sobre a atenção especial às pessoas com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, o Grupo de Trabalho (GT) foi apresentado na tarde desta segunda-feira (18) à secretaria estadual da Saúde, Roberta Santana, durante audiência das mais concorridas e produtivas. “Foi uma reunião muito acolhedora, e a secretária fez questão de enfatizar que está pronta para escutar a todos, e que busca subsídios para definir as ações necessárias e apresentá-las ao governador Jerônimo Rodrigues”, disse Hassan ao final da audiência. O parlamentar acrescentou que “nosso objetivo é discutir e implementar políticas públicas que darão mais dignidade e qualidade de vida às pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento”.

A secretária Roberta Santana elogiou a iniciativa e declarou apoio à causa autista. “Essa é uma pauta urgente e mais que fundamental, por isso, estamos aqui juntando nossas forças em diversos setores do governo e sociedade para levarmos mais dignidade, qualidade de vida e garantia dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”. Ela analisou que a questão é muito sensível e importante para todos, e frisou que quer conversar com as mães e pais dos autistas, para conhecer de perto seus anseios e dificuldades. “Estamos trabalhando para colocar em ação todas as estratégias que estamos traçando em prol da saúde do povo baiano”, afirmou Roberta.

Satisfeito com a receptividade e sensibilidade da secretária, o deputado Hassan destacou que a titular da pasta da Saúde se comprometeu em buscar uma solução com base nos dados apresentados pelo GT e nas informações que irá obter a partir da conversa que terá com as mães atípicas. O parlamentar contou que ele e a colega deputada Fabíola Mansur contextualizaram e justificaram a necessidade da pauta. “Conseguimos expor o tamanho do problema, de forma técnica, mostrando as dificuldades e o sofrimento para o atendimento na rede atual, na capital e interior. O parlamentar informou ainda que “apresentamos as propostas de qualificação das políticas públicas e adequação dos serviços, bem como a proposta de criação do Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento.

Para Hassan, que é membro titular da Comissão de Saúde e Saneamento da Alba, e através de indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e à própria secretária solicitou a criação do Centro de Excelência em Neurodesenvolvimento do Estado da Bahia, “esse foi mais um importante passo que demos em nossa luta para assegurar atenção e atendimento especializado a milhares de famílias baianas que vivem a realidade do autismo e outros transtornos”, disse Hassan.

Enfatizando que “o GT foi criado para ampliar as discussões sobre a temática e a inclusão dessas pessoas e suas famílias”, a deputada Fabíola Mansur relatou as conclusões da audiência pública, e afirmou que “nos colocamos à disposição da secretaria para ampliarmos o debate e, unidos, construirmos um caminho melhor e mais preparado para atendermos a população que convive com os transtornos de neurodesenvolvimento”.

O GT é composto por mães atípicas, representantes de entidades de apoio às pessoas com autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, professores, militantes da causa e especialistas no assunto.

 

Josalto Alves DRT-931

Foto: Euro Amâncio


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *