Morre, aos 89 anos, a cantora Angela Maria – Simões Filho Fm
Redação

Morre, aos 89 anos, a cantora Angela Maria


 
 
 

A cantora Angela Maria, de 89 anos, morreu, na noite deste sábado, após 34 dias internada num hospital particular de São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório da artista está acontecendo desde às 10h deste domingo, no Cemitério Congonhas, em Vila Sofia, São Paulo.

Eleita uma das rainhas do rádio, Angela foi uma das cantoras mais famosas do Brasil nos anos 1950 e 1960. Ela tinha 70 anos de carreira.

Em abril, a cantora apresentou a turnê “Angela Maria e as canções de Roberto e Erasmo”, quando levou aos palcos, além de suas canções, sucessos como “Sentado à beira do caminho”, “Você em minha vida”, “Sua estupidez”, “Eu disse adeus”, “O show já terminou” e “Como é grande o meu amor por você”.

RAINHA DO RÁDIO

No ano de 1929, nascia em Macaé a dona da voz que viria a ser uma das mais famosas do país. Angela Maria — nome artístico de Abelim Maria da Cunha — passou a infância entre Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. Ela era filha de um pastor protestante e cantava em corais de igrejas desde criança. Antes da fama, Angela trabalhou como operária tecelã e inspetora de lâmpadas em uma fábrica da General Eletric, e teve que peitar a família, que não via com bons olhos seu sonho de se tornar cantora.

A artista gravou seu primeiro disco aos 23 anos, a contragosto dos pais, que eram extremamente conservadores e não apoiavam sua escolha profissional. Mas a oposição não foi suficiente.

Angela começou a cantar na casa de shows Dancing Avenida, em 1948. Lá, foi descoberta pelos compositores Erasmo Silva e Jaime Moreira Filho, que a apresentaram a Gilberto Martins, diretor da Rádio Mayrink Veiga. Após passar num teste, a artista começou a fazer carreira na emissora.

Três anos depois, em 1951, ela gravou os sambas “Sou feliz” e “Quando alguém vai embora”. Em 1952, sua interpretação de “Não tenho você” teve grande êxito bateu de vendas e foi o primeiro grande sucesso de sua carreira.

Em 2018, a Rainha do Rádio ou Sapoti, como era conhecida, completou 70 anos de carreira, ao longo dos quais lançou mais de 114 discos e superou a marca de 60 milhões de trabalhos vendidos. A cantora foi homenageada este ano com um musical sobre sua trajetória.

A paixão pela música começou na infância, quando cantava no coral da igreja evangélica, onde seu pai era pastor. Conhecida no Brasil e no mundo, são dela sucessos como “Gente humilde”, “Babalu”, “Lábios de mel”, “Tango para Tereza” e “Falhaste coração”.

Por: O Globo/Cultura. Foto: Exibição Google

 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *