Monumentos são tombados em Salvador como patrimônio – Simões Filho Fm
por Redação

Monumentos são tombados em Salvador como patrimônio


 
 
 

Peças artísticas passam oficialmente a fazer parte do patrimônio cultural de Salvador. O monumento Marco Comemorativo da Fundação da Cidade e mais 19 painéis do artista Carybé foram tombados pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em cerimônia ocorrida nesta sexta-feira (24), no Porto da Barra.

A iniciativa atende ao pedido da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) e da Academia de Letras da Bahia (ALB). O regime de registro provisório teve início em novembro de 2016. Já a solicitação relacionada aos painéis de Carybé partiu do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, a partir da recomendação do conselheiro Nivaldo Andrade.  

 

O monumento, instalado no Porto da Barra, foi oferecido pela colônia portuguesa da Bahia à cidade e consiste em uma coluna de pedra de Lioz, tendo seis metros de altura, encimada com um escudo português. Foi erguido em homenagem à fundação da primeira capital do Brasil, inaugurado em 29 de março de 1952 em comemoração ao IV Centenário de Salvador.

 

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro,  outros monumentos e patrimônios também serão tombados, como a Igreja dos Aflitos, a Igreja Ascensão do Senhor, no CAB, e a Festa de Iemanjá, dentre outros


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *