Com antecipação da eleição, a Câmara de Simões Filho, poderá ter 2 presidentes – Simões Filho Fm
Redação

Com antecipação da eleição, a Câmara de Simões Filho, poderá ter 2 presidentes


 
 
 

Simões Filho cidade que integra a RMS – Região Metropolitana de Salvador, desde 01 de janeiro de 2016, é administrada pelo Prefeito Diogenes Tolentino, sob o slogan “Boa Terra, Boa Gente”. Quem conhece o DNA dos cidadãos, e a qualidade do solo, não discorda da escolha desta frase para simbolizar, politicamente, o governo eleito sob a promessa da mudança.

EXECUTIVO & LEGISLATIVO

Prefeito Diogenes Tolentino, respaldado por uma consagradora margem de votos, 59,33% – 34.433 votos válidos,  exerceu, ainda sob a euforia da vitória, e como um rolo compressor emplacou, até o momento uma sólida maioria no Legislativo, transferindo seu prestigio eleitoral para eleição do Presidente e Vereador Genivaldo Lima.

IMPOSIÇÃO

Os membros do Poder Legislativo, de Simões Filho, estão sendo colocados em uma verdadeira “saia-justa”, podendo posteriormente, serem obrigados a enfrentar contestações dos eleitores, e quem sabe até do MP – Ministério Público.

ALTERAÇÃO NO RI – REGIMENTO INTERNO

Quem acompanha com a devida atenção, os debates, às terças feiras, durante a realização das Sessões Ordinária, ouviu o atual presidente da Casa Legislativa,  levantar uma questão de ordem, informando aos pares que seria levado à votação uma proposta, elaborada pelo próprio Edil, propondo  mudança no RI – Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Simões Filho.

A referida alteração será no Artigo 32, em seu inciso,  §2º, ou seja, irá caso o tema venha realmente entrar em pauta, alterar a data de eleição do novo presidente da Câmara, e todos os membros que compõem a mesa diretora. O Presidente, quer que a escolha do novo presidente da Câmara aconteça no próximo mês de Junho.

FALTA A JUSTIFICATIVA

Segundo apurado, pela equipe de jornalismo do imprensabahia, Genivaldo Lima, até o momento não apresentou aos pares, ao menos oficialmente, os argumentos para que possa viabilizar, no voto, sua proposta de mudança no §2º, do Regimento da Câmara.

O tema é polêmico uma vez que na última legislatura, houve uma árduo trabalho dos então vereadores, junto com a equipe jurídica, na atualização e definição do atual Regimento Interno, e até o momento Genivaldo Lima, não apresentou, os fatos que justifiquem essa pontual alteração. No Ri, em vigor, a data oficial para eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora é 1º de Novembro.

UMA CÂMARA, DOIS PRESIDENTES… (???!!!)

Genivaldo Lima, até o momento demonstra um comportamento de IMPERADOR, querendo impor sua vontade, sem a devida deliberação com os demais membros do Legislativo. Segundo informações, havendo a alteração, Simões Filho terá o único  município a ter 2 presidentes, Ele e o que venha ser eleito, que somente assumirá / assumiria,  o mandato, em Janeiro de 2019.

MOTIVAÇÔES

Quais as motivações levam o digno vereador Genivaldo Lima, assumir o risco de defender tão polémica matéria, e sem buscar o consenso juntos aos demais vereadores, interrogação, (???)…!!!

Como ficará a composição de forças, nomeações, e quem será o interlocutor do Poder Legislativo, junto ao Poder Executivo… Prefeito Dinha, irá despachar com os DOIS presidentes, quem será o candidato da gestão, nessa eventual eleição, e o Líder de governo quem será…???

Foto: Simoõesfilhoempauta

Como pensa o líder de governo, vereador Orlando de Amadeu, sobre tal proposta. Aceitaria ficar, caso venha ser escolhido e eleito presidente da Câmara, durante seis meses, eleito de fato, sem ter  o poder de decisão…

CERTEZA

O povo de Simões Filho, deve acompanhar as negociações políticas que estão em curso, onde surge a figura do Vereador Genivaldo Lima.

Pois rumores dão conta de que a sua desistência de tornar-se pré candidato deputado estadual, aliada ao fiel apoio depositado ao projeto do prefeito Diogenes Toelntino,  será recompensado com sua, provável, ascensão rumo o Poder Executivo, podendo,  tornar-se SECRETARIO DE CULTURA, em uma  futura reforma administrativa, ou indicando  quem deverá assumir o comando da cultura da Boa Terra, outra liderança que poderá se beneficiar, caso ocorra a tal reforma, será o empresário Itus,  cotado para assumir SEDEC.

LUCIANO ALMEIDA

Quem deve torcer para que o “boato” torne-se realidade é o Suplente de Vereador, Luciano Almeida, atualmente nomeado na Secretária Municipal de Saúde – sob o comando da Dra. Betânia Lessa Pinto, que mesmo diante das condições, político administrativa,  realiza uma coerente administração da saúde no município…

Caso o prefeito Diogenes Tolentino, decida reforçar seu secretariado, e ao mesmo tempo, contar com mais um defensor de sua proposta de governo, no legislativo, o principal beneficiado será Luciano Almeida e seus seguidores. Pessoas próximas ao poder, avaliam que será uma maneira justa de recompensar a coragem do ex-vereador, que deixou o grupo do ex-prefeito, Eduardo Alencar, e foi parao campo de batalha defender  Dinha e seu projeto político.

REGIMENTO INTERNO

Foi aprovado, na legislatura anterior a Casa Legislativa era presidida pelo Presidente e Vereador Joel Luis Andrade Cerqueira – PT, através do  Projeto Resolução 0002/2014 , tendo sido a proposta aprovada em Sessão Ordinária realizada em 05.08.2014

INCISO 2º – ELEIÇÃO DE RENOVAÇÃO

 Para o segundo biênio da legislatura realizar-se-á, obrigatoriamente, no dia 01 de novembro, do segundo ano de cada legislatura, considerando-se automaticamente empossados e eleitos os escolhidos por votação de maioria absoluta do Membros da Câmara, em escrutínio secreto.

EFEITO EDUARDO ALENCAR

Como confusão pouca, na politica de Simões Filho, é bobagem. Nos corredores, no papo-do-cafezinho, surgem as primeiras “Provocações”, a pressa em definir-se o futuro presidente da Câmara de Simões Filho, é para blindar a atual administração do efeito Eduardo Alencar.

Foto: Correio Regional / Gonçalo Lessa

TEMOR

Supõem-se, que uma vez eleito Deputado Estadual, Eduardo Alencar, poderá ser aclamado com a conquista da Presidência da ALBA, ficando portanto, seguindo essa linha de raciocínio, com cacife político fortalecido para influenciar a eleição da presidência da Câmara, em 2019.

TEMPO

Somente o tempo, senhor da razão, confirmará quais serão as decisões dos homens da política em Simões Filho. Eles, só não podem é transgredir e não respeitar as Leis, pois os órgãos fiscalizadores e a imprensa, verdadeiramente, livre estão á postos para informar os cidadãos-eleitores, que no momento oportuno farão uso do poder de decisão na escolha, em 2018, do Presidente, Senador, Deputados não duvidem. O patrão é o Povão, que estão avaliando-os, e decidirão com muita cautela quem será merecedor de receber, na Urna Eletrônica, o voto.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *