Deputada Ivana Bastos, destacou a importância histórica de Caetité – Simões Filho Fm
Redação

Deputada Ivana Bastos, destacou a importância histórica de Caetité


 
 
 

Caetité completou no último, dia 5, 209 anos de emancipação política e administrativa. A data foi comemorada pela deputada Ivana Bastos (PSD), com moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na qual destaca que o município tem conseguido manter sua economia pujante, mesmo com as dificuldades econômicas por que passa o país. “A energia eólica tem avançado no município, mantendo o nível de empregos na região, necessitando urgente da implantação e ampliação da rede de transmissão para aumentar a oferta de energia limpa no país”, apontou Ivana, no documento.

Ao declarar seu orgulho em registrar mais um aniversário “desse importante município baiano”, Ivana destacou a história de Caetité que, “graças à memória de seu povo, se prolonga no tempo”. Ela lembrou que a cidade é vocacionada para a cultura e política e guarda nos anais da história colonial e monárquica brasileira episódios importantes. Para Ivana, a importância no cenário político nacional de Caetitése deve “aos tribunos Aristides Spínola (ex-governador de Goiás e mais jovem parlamentar no Império) e Cezar Zama, grande polemista e maior adversário, na tribuna, de Rui Barbosa”. Em 1894, fez o primeiro governador eleito do Estado, Rodrigues Lima, genro do Barão de Caetité.

No cenário político-cultural, concluiu ela no documento, a cidade é ainda berço de figuras como Nestor Duarte, a pintora Lucília Fraga, os escritores Marcelino Neves, João Gumes, Nicodema Alves, além de Anísio Teixeira e Waldick Soriano.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *