Câmara parabeniza comunicadores do rádio pelo Dia do Radialista – Simões Filho Fm
por Redação

Câmara parabeniza comunicadores do rádio pelo Dia do Radialista


 
 
 

A Câmara, representada pelo presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB) e pelo vereador Laécio Valentim (Podemos), parabenizou todos os profissionais de comunicação do Rádio, em especial, aos radialistas simõesfilhenses pelo Dia do Radialista, comemorado no dia 21 de setembro, durante evento promovido e comandado pelo radialista Todo Doce, na tarde desta segunda-feira, no espaço da Sedesc.


A comemoração pelo Dia do Radialista, a primeira em Simões Filho, foi marcada por homenagens aos profissionais de comunicação, entre eles, Ataíde Barbosa, com a entrega da Medalha Jairo Mascarenhas e o Troféu Alex Barros, além de momentos de harmonia e congraçamento entre os vereadores presentes e os representantes da imprensa que tiveram a oportunidade de trocar idéias e estreitar os laços com vistas a diversificar e ampliar o leque de informações entre os dois segmentos.

Presente na mesa de honra do evento conduzido pelo radialista Todo Doce dedicado a data comemorativa da profissão na tarde desta segunda, o presidente do Legislativo cumprimentou a todos os profissionais de comunicação, destacando a importância da data durante a comemoração que reuniu os radialistas Alex Barros, Alex Passos, Bira Suzart, Jairo Mascarenhas, Sérgio Ferreira, o ex-vereador Leandro Guerrilha, Paulo Axé, além de Dário Magalhães, Dragão Marinho, Romário dos Santos e demais profissionais da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“Hoje, se comemora o Dia do Radialista. Nossa cidade é marcada por excelentes profissionais da área e a esses profissionais que, além de levar informação, desempenham papel social importante. Esse é um momento especial para todos e para nós é uma honra está participando deste momento importante. Meus parabéns a todos”, expressou o presidente, afirmando que têm muito respeito e admiração aos profissionais de comunicação da cidade, em especial, ao radialista Todo Doce a quem parabenizou pela comemoração ao Dia do Radialista em Simões Filho. “Este é o primeiro Dia do Radialista na cidade de Simões Filho e o nosso amigo Todo Doce trouxe para Simões Filho esta data tão importante para ser lembrada por todos”, ressaltou.

Nas palavras do presidente, o radialista é um profissional que cumpre um importante papel de divulgar os trabalhos da Casa e informar à população dos acontecimentos e fatos que circundam o Legislativo, os vereadores e a interação desses com a comunidade.

“A Câmara de Vereadores está à disposição para todos os canais de informação da nossa cidade, pois nós estamos aqui para somar”, disse Orlando de Amadeu.

Diante da solicitação exposta pelo ex-vereador Leandro Guerrilha, em especial, dos demais profissionais radialistas, o presidente pretende formular um Projeto de Lei a ser apreciado e votado pela Casa Legislativa para instituir a comemoração oficial do Dia do Radialista anualmente no dia 21 de setembro em Simões Filho, assim como já acontece em Salvador.

”Nesse Projeto de Lei, nós vamos buscar que a data de Simões Filho seja igual a data de Salvador por serem duas cidades tão próximas. Isso serve para outras Câmaras para que possamos ter na Região Metropolitana essa mesma data. Que no dia 21 de setembro seja comemorado o Dia do Radialista na cidade de Simões Filho e na Região Metropolitana. Estamos juntos e vamos pedir ao nosso jurídico preparar todo esse projeto”, enfatizou o presidente que, no momento de saudosismo, enalteceu o radialista Jairo Mascarenhas pelos 38 anos de carreira no rádio.

“Eu lembro quando ele chegou em Simões Filho, com as caixinhas de som, subia nos postes para colocar as caixinhas de som. Lembro como se fosse hoje. Você, Jairo, está de parabéns pelo trabalho que você faz em nossa cidade”, endossou Orlando.

Também presente na comemoração ao lado do presidente da Casa e dos demais radialistas, o vereador Laécio Valentim (Podemos), ao fazer uso da palavra, saudou a todos os profissionais do rádio, pela passagem do Dia do Radialista e destacou que os profissionais de comunicação são essenciais para a democracia, são a voz da sociedade e ressaltou que nesta data comemorativa, os comunicadores têm a sua importância reconhecida. “Parabenizo a todos os profissionais que atuam no rádio e que este dia 21 seja comemorado com festa”, disse Laécio em breves palavras.

Além dos parlamentares, os radialistas Alex Barros e Jairo Mascarenhas expressaram em nome dos demais colegas, ressaltando a importância do rádio no contexto social, lembrando de suas trajetórias marcantes no trabalho de comunicação na cidade.

*Origem do Dia do Radialista*

Em 21 de setembro também comemora-se o Dia do Radialista. Isso acontece porque o dia já era comemorado em setembro, até que a Lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006, sancionada pelo então Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu uma nova data comemorativa para o dia 7 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, grande nome da rádio brasileira que nasceu em 7 de novembro de 1903.

No entanto, os radialistas celebram o dia 21 de setembro, que se refere a data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em apresentar os programas e informativos radiofônicos, que entretêm os ouvintes com suas características e vozes marcantes.

Os radialistas comemoram ainda o Dia Mundial do Rádio, celebrado internacionalmente em 13 de fevereiro.

Fonte: ACCMSF


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *