8 dicas para preparar seu bar e restaurante para a Copa do Mundo
A Copa do Mundo é um ótimo momento para aumentar suas vendas ou número de clientes. Ter uma boa estratégia e planejar o funcionamento em datas temáticas, para atrair a atenção do consumidor e impactar positivamente no faturamento, pode favorecer seu negócio. Uma pesquisa do Sebrae mostra que 44% dos pequenos negócios baianos já estão se preparando para a Copa. Se você tem um bar, restaurante, lanchonete, food truck, ou afins, faça seu checklist.
Para a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Bahia, Fernanda Gretz, muitos clientes já têm o hábito de frequentar bares, lanchonetes e restaurantes em dias de jogos esportivos para poder acompanhar e torcer por seu time. “O mote da Copa do Mundo pode potencializar ainda mais a demanda por um espaço bacana para assistir aos jogos com os amigos. É importante o empresário ou empresária aproveitar essa oportunidade”, afirma a Fernanda.
A gerente dá algumas dicas para que o cliente possa decidir por seu estabelecimento para curtir esse período importante, que ocorre a cada quatro anos. Normalmente, a Copa acontece no meio do ano, mas, em 2022, praticamente emendará com as festas de fim de ano, um dos períodos mais aquecidos do comércio.
Confira 8 dicas da especialista do Sebrae:
1. Disponibilize uma transmissão ao vivo com qualidade de som e vídeo;
2. Promoções especiais em dias de jogos podem ser um ótimo atrativo;
3. Realização de reservas antecipadas pode ser uma forma de organizar e acomodar melhor os clientes, principalmente os que vão em grandes grupos;
4. Cordialidade, agilidade e assertividade no atendimento são fundamentais;
5. Uma internet para uso dos clientes pode também ser um diferencial. Isso porque muitas pessoas estão acompanhando jogos presencialmente em um local, mas não deixam de estar interagindo nas redes sociais, comentando cada lance dos jogos;
6. Aproveite o fluxo de pessoas, que estarão compartilhando fotos entre os amigos, para divulgar seu estabelecimento. Você pode montar um espaço “instagramável” para os clientes registrarem fotos e incentivar a postagem com marcação do @ do estabelecimento;
7. Realize a transmissão dos demais jogos da Copa do Mundo. O brasileiro é fanático por futebol e muitos clientes gostam de acompanhar todos os jogos da Copa do Mundo, incluindo os jogos onde o Brasil não está em campo;
8. O planejamento é fundamental para qualquer negócio. Será muito importante o(a) empresário(a) avaliar antecipadamente o calendário de jogos e programar seu horário de atendimento, suas promoções, suas postagens e quem sabe reforçar a equipe de atendimento.
Agência SEBRAE de Notícias