Simões Filho: Prefeitura firma parceria e mulheres vítimas de violência serão inseridas no mercado de trabalho
O município de Simões Filho firma parceria e fortalece Políticas Públicas que contribuem para a autonomia financeira e o bem-estar das mulheres vítimas das mais diversas formas de violência. A iniciativa foi celebrada com a Natura &Co e Instituto Avon, que executará de modo pioneiro no estado, em parceria com a operadora logística TPC, o Programa Recomeça.
“A partir de agora, com muita felicidade, o nosso município passa a fazer parte deste Programa. Essa é mais uma parceria que chega para somar nas atividades que já executamos em prol das mulheres vítimas das mais diversas formas de violência. É assim, com união e ações concretas, como o pagamento do auxílio financeiro Maria da Penha e o acolhimento no nosso Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), que seguimos trabalhando, cuidando, oportunizando e fortalecendo a rede de apoio às mulheres da nossa cidade”, destacou Dinha Tolentino, prefeito.
A operadora logística TPC, em conjunto com a prefeitura, realizará o processo seletivo para contratação de mulheres devidamente cadastradas no programa de atendimento a mulheres vítimas de violência da cidade.
“Para o Instituto Avon, é uma honra e uma grande oportunidade colaborar com um compromisso tão relevante como esse em Simões Filho. Desde 2008, trabalhamos, todos os dias, com a causa do enfrentamento à violência contra meninas e mulheres para transformar a realidade da população feminina por meio da conscientização e da aproximação com as redes de apoio. A capacitação que realizaremos com os colaboradores permitirá à empresa impactar, de forma positiva, o bem-estar e a saúde física e psicológica das mulheres que vivenciaram diferentes tipos de agressão. A iniciativa busca apoiá-las na superação deste momento de fragilidade, contribuindo para que encerrem ciclos de violência e garantam sua autonomia”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
A vice-presidente de assuntos jurídicos e de relações governamentais da Natura &Co América Latina, Ana Costa, explica que a escolha por dar início ao Programa Recomeça em Simões Filho se deu em razão do envolvimento dos entes públicos locais com a causa. O município conta com uma base de dados consolidada e já realiza trabalho prévio de alocação de mulheres vítimas de violência e contato com as empresas: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebe dados atualizados da Secretaria Municipal de Política para Mulheres em convênio com a Polícia Militar, um fluxo estruturado que permite viabilizar a iniciativa com mais facilidade.
“O Programa Recomeça se conecta profundamente com os valores de Natura &Co, sobretudo na causa de enfrentamento à violência contra mulheres, que tem no Instituto Avon um dos principais expoentes. Para atender a uma demanda frequente de reinserção profissional dessas mulheres, o Programa prioriza a experiência de mais de 20 anos do Instituto no tema, bem como o repertório do governo local para a construção de políticas públicas sólidas. Isso não apenas viabiliza a contratação dessas mulheres, mas também a sua permanência e seu bem-estar para que possam recomeçar as suas vidas”, acrescenta Ana.
Após análise dos resultados positivos, o Programa poderá ser expandido para outras unidades de Natura &Co América Latina, com novos aprendizados e ações.
“Atuamos há 22 anos em Simões Filho e sabemos da importância dos programas sociais para a comunidade. Ao apoiar as vítimas de violência doméstica e oferecer a elas a oportunidade de reinserção no mercado de trabalho, o Recomeça simboliza a inclusão, uma das bandeiras que defendemos”, diz Luís Eduardo Chamadoiro, o presidente da TPC empresa, que faz parte da JSL, prestadora de serviços logísticos à Natura e à Avon desde 2010.
A iniciativa foi oficializada após assinatura do termo de cooperação entre o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino; Ana Costa, vice-presidente de assuntos jurídicos e de relações governamentais da Natura &Co América Latina; Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon; e Jurailson Andrade, diretor financeiro da TPC.
Fonte: ASCOM/PMSF
Fotos: Divulgação/PMSF