Temporadavirtual de filme sobre brincantes dos bailes natalinos da Bahia – Simões Filho Fm
por Redação

Temporadavirtual de filme sobre brincantes dos bailes natalinos da Bahia


 
 
 

O documentário em longa-metragem Histórias de Vida – Pastoras eTocadores da Queimada da Palhinha  poderá ser assistido em temporadavirtual entre os dias 29/12/21 e 12/01/22.

 

O filme lança um olhar sobrea jornada de Mestras e Mestres da cultura popular da Bahia. Dirigido por WayraSilveira, a obra busca valorizar os saberes, as histórias e as memóriasde Pastoras eTocadores de Simões Filho e Camaçari, todos artistas-devotos do Baile PastorilQueimada da Palhinha tradição festiva da comunidade simões-filhense de Palmares.

 

Esta festa natalina acontece em homenagem ao nascimento do Deus Menino, é uma prática culturalmestiça transmitida de geração em geração, ainda celebrada em algumas comunidadesda Região Metropolitana de Salvador.

 

“O filme dos Mestres”, como é chamado pela realizadora, também registramomentos da festa quando todo o grupo baila, canta e dramatiza em frente aopresépio. Foi lançado em 2018 e produzido com recursos do Fundo de Cultura doEstado da Bahia através de Edital Culturas Populares da CCPI/SECULT-BA, e agoraserá exibido em temporada virtual com o apoio do Prêmio Josélia Dias daSecretaria Municipal de Cultura de Simões Filho.

 

O filme representa mais uma ação de salvaguarda desta tradiçãocentenária no estado da Bahia e no Nordeste do país, que há poucos anos seencontrava em vias de desaparecimento.

 

Os Mestres Seu Nilo, Seu Joaquim, Dona Arcanja, Dona Das Dores, DonaMácima, além dos já falecidos Dona Pina, Dona Sartíria, Seus Manoel e Seu DaHora, são homenageados e registram, com um imaginário rico e poético, a belezadas festas tradicionais de Natal.

 

O filme teve inspiração na metodologia de Registro de Histórias de Vidado Museu da Pessoa, um museu virtual que reúne milhares de memórias debrasileiras e brasileiros comuns, e que valoriza cada trajetória de vida comopatrimônio da humanidade e como fonte de conhecimento.

 

O projeto tem apoio financeiro da PrefeituraMunicipal de Simões Filho através da Secretaria Municipal de Cultura via LeiAldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério doTurismo, Governo Federal.


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *